Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

FILOSOFIA DO CONHECIMENTO (EPISTEMOLOGIA) & DOCÊNCIA SUPERIOR

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

Por: CLEBERSON EDUARDO DA COSTA

O dogmatismo-gnosiológico (subdividido entre dogmatismo ingênuo e dogmatismo crítico), ao contrário dos ceticismos (ceticismo-absoluto e ceticismo-relativo, que negam as possibilidades de se conhecer a verdade), acredita na total capacidade humana de alcançar-se o conhecimento (verdade) e/ou de apreender-se, na sua inteireza, os diferentes objetos de estudo.

O dogmatismo-gnosiológico ingênuo, ao contrário do dogmatismo-gnosiológico crítico, tem bases no senso comum, e acredita, por isso mesmo, que não há maiores problemas para o homem poder vir a conhecer a verdade.

Já o dogmatismo-gnosiológico crítico, ao contrário dos diferentes ceticismos (absoluto e relativo), e diferentemente também do dogmatismo-gnosiológico ingênuo, acredita e defende a ideia de que é possível ao homem conhecer a verdade e/ou a essência dos objetos de estudo, mas somente e mediante o esforço da razão, quando aliada esta ao uso eficiente de bons métodos.

Dentre as mais importantes correntes do dogmatismo-gnosiológico crítico, pode-se destacar:

1- A filosofia e/ou o método socrático (ironia e maiêutica);

2- O Platonismo (enquanto inatismo, idealismo, e/ou pré-determinismo);

3- Os diferentes tipos de empirismos (Aristóteles, Francis Bacon, John Locke etc.);

4- Os diferentes tipos de racionalismos e/ou idealismos (Descartes: idealismo racionalista; e Hegel: idealismo dialético);

5- E o Materialismo dialético de Karl Marx.

II

Na primeira unidade, estudaremos as diferentes correntes epistemológicas dogmáticas (isto é, que acreditam que é de fato possível ao homem conhecer a verdade).

Na segunda, ateremo-nos às diferentes teorias céticas (cético-absolutas e cético-relativas), ou seja, que, respectivamente, radicalmente ou em parte, negam a capacidade humana de se alcançar o conhecimento e/ou de apreender a verdade.

O autor

Selos de reconhecimento

Impresso
De R$ 89.63 por:
R$ 83,57

Tema: Educação, Filosofia, Epistemologia, Metodologia, Ocidental Palavras-chave: docência, educação, epistemologia, filosofia, método, pesquisa

Características

Número de páginas: 187
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-1727526905
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.