Agbook

A CONQUISTA DA AMAZÔNIA

A Jornada de Pedro Teixeira e a Unificação da Amazônia Brasileira

Por: Carlos Araujo Carujo

A ocupação da Amazônia pelos portugueses teve, nas missões religiosas e nos fortes militares, no Pará, papel predominante. A expulsão dos franceses do Maranhão marca o começo da “Conquista”.

Guerras e povoamento garantiram o monopólio ibérico, tendo início com Castelo Branco, que construiu o forte do Presépio em 1616. A conquista espiritual do Pará resultou na unificação os dialetos indígenas numa língua única: o Nheengatu.

Mas o grande baluarte desta epopeia foi Pedro Teixeira. Ele comandou 45 canoas com soldados, civis e mil caboclos que, de Cametá até o Rio Aguarico e daí, até o Guajará, expandiram os limites da Amazônia.

Ao comemorarmos os 182 anos da Cabanagem e os 401 anos da fundação de Belém, em 2017, é importante que a história da Amazônia seja rediscutida por artistas, cronistas, jornalistas e historiadores.

Revisar seria o papel mais importante do historiador de hoje. O conflito entre história oficial e história verídica pode ser resolvido pela negociação entre a “memória oficial” e a “herança histórica” propriamente dita – objeto da presente obra.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 50,70

Ebook (epub)
R$ 21,53

Tema: Historiografia, História & Teoria, América Latina, Geografia E Historia, Ciência Política Palavras-chave: a, amazônia, conquista, da, história, pedro, teixeira

Características

Número de páginas: 219
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-98-5111-486-9
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.