Agbook

João Barbosa Neto

Sua Luta nas Revoluções de 30 e 35

Por: Manuel Barbosa Filho

Escrever um livro sobre o legendário João Barbosa Neto, antes de tudo, é um desafio; ao mesmo tempo, um privilégio, uma satisfação; justamente por sermos companheiros de suas idéias socialistas. Sobretudo pela dimensão de sua história de lutador em dois embates revolucionários contra os regimes políticos feudal de 1930 na Paraíba e capitalista de 1935 no Rio de Janeiro. Além de tudo, pela nossa solidariedade ao camarada irmão, aumentando-nos, ainda mais, o desafio, o privilégio, a satisfação pela honra de escrever sua história fecunda, maravilhosa.

Mesmo porque, João Barbosa lutou por mudanças revolucionárias para libertar o proletário explorado, excluído da Paraíba e do Brasil. Portanto, não foi tarefa fácil biografá-lo com fidedignidade e isenção; principalmente pela condição de sermos irmãos e por ser profundo admirador de João Barbosa.

Para cumprir tão nobre missão, esforçamos-nos a fim de não priorizarmos nosso sentimento de amizade fraternal, mas cultivar o valor da verdade científica, limitando-nos em descrever sua história, centrados na tecnologia científica de pesquisa.

Os acontecimentos, segundo os fatos colhidos no ventre fértil da história paraibana e brasileira nessas duas revoluções, nos estimularam à marcha desse trabalho literário para explicar a vida, a luta, o sofrimento de João Barbosa Neto nesses embates de sua vida de lutador intrépido e corajoso.

Um socialista convicto, coerente. Em 1935, para implantar o regime socialista no Brasil, contra a expropriação feudal e exploração dos operários e camponeses pelos capitalistas, quando foi preso e torturado pela Ditadura Vargas, durante 10 anos nas masmorras da Ilha Grande, Ilha das Cobras no Rio de Janeiro e Ilha Fernando de Noronha no estado de Pernambuco, juntamente com Luiz Carlos Prestes, Olga Benário, Gregório Bezerra, Agildo Barata e outras centenas de companheiros revolucionários.

Este livro, portanto, expõe os dolorosos sofrimentos vividos por João Barbosa Neto naquele período negro da Ditadura Vargas, até 1945, quando fora libertado da prisão com a redemocratização do país e queda daquela ditadura desumana.

Os fatos expostos neste livro são elucidados em 10 capítulos, que, analisados, cuidadosamente, segundo a teoria da investigação dialética, instrumento de pesquisa que evidencia e investiga os acontecimentos, segundo os princípios que nortearam esta busca da verdade histórica sobre Janjão considerando o princípio de que:

Não são as idéias que transformam os fatos, mas os fatos que modificam as idéias; que a matéria é anterior ao pensamento. Logo, nossa total isenção.

Alicerçados neste princípio, não emitimos nenhuma idéia voluntariosa, superlativa, sobre os eventos, para não cair no culto à personalidade do irmão querido ou de quaisquer personalidades participantes das revoluções de 1930 e 1935.

Ao contrário, seguimos, fielmente, a pesquisa da verdade, expressa pela Dialética na Investigação Científica; mesmo sabendo que ninguém é infalível. A história biográfica de João Barbosa, elucidada aqui, está distribuída nos 10 capítulos que traduzem o conteúdo do presente texto. Todos expostos com refinado zelo e dedicação para não pecar contra a história desse lutador e mártir paraibano, brasileiro, em nome do proletariado nacional.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 50,74

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Geografia E Historia, Ciência Política, Biografia Palavras-chave: biografia

Características

Número de páginas: 220
Edição: 1(2017)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9788582371008
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.