Agbook

Gestão, Reflexões e Crônicas

Por: Jefferson W. Santos

Esta obra é uma breve coleção de reflexões sobre o ato da gestão.

Ela pretende ser simples e repassar conteúdos que convidem o leitor a refletir sobre pequenos aspectos da gestão que, quando não percebidos, podem comprometer o sucesso de um projeto olhando-se por uma perspectiva mais ampla.

Seu conteúdo guarda uma simples finalidade por detrás das palavras e narrativas: Convidar o leitor a entender que há uma expectativa acerca de seus atos e comportamentos como gestor: Encarar uma complexidade, avaliar o ambiente, tomar uma decisão e agir.

Existem impactos sobre as ações após uma decisão tomada. Via de regra tais impactos se “capilarizam” nos níveis mais simples da gestão nos setores de uma organização. Tornam-se imperceptíveis pela pressa, pela emergência a assoberbamento dos líderes que precisam dar conta de eventos de maior expressão e densidade que, sobretudo, precisam da intercorrência de outros setores internos e externos à organização.

Esses “impactos menores” foram traduzidos em crônicas que não guardam, ao seu final, uma solução ou “farol”, apenas incitam a reflexão. Já o relacionamento, a articulação, a tramitação e fluxo de atividades entre setores alinhados a um projeto ou ao desenrolar de uma atividade operacional ou administrativa passam por uma “releitura” do autor.

Essa releitura crítica das atividades organizacionais está amparada por mais de trinta e cinco anos de experiência organizacional e liderança, direta e indireta, de mais de 400 colaboradores em mais de dez organizações distintas distribuídas ao longo do território nacional brasileiro e, por dois anos, em uma organização diplomática na cidade de Washington (EUA) onde e quando tive a incumbência de liderar poucos colaboradores civis e militares. Para todas ocasiões o benefício maior que tive foi a experiência recolhida dos impactos e melhorias que a “complexidade”, avaliada e de solução decidida e aplicada, nos trouxe.

Por experiência, as narrativas em crônicas e reflexões são uma conjunção de “storytelling” e de preleções, comumente oferecidas no início dos expedientes funcionais e operacionais (ampla experiência operacional da atividade aérea) e, de forma essencial, do espaço aberto para o “feedback” dos colaboradores.

Por fim, por mais que a “complexidade” avance e seja mitigada por uso de softwares e de aplicativos, o que a experiência ensina é que há pessoas por detrás de toda essa orquestração, o que faz com que a gestão seja uma “arte refinada” que demanda, quando não reclama, constante revisões e aperfeiçoamento.

Tenho certeza que, ao fim da leitura, algo de valor lhe será agregada. Boa leitura.

Selos de reconhecimento

Ebook (epub)
R$ 29,06

Tema: Educação, Biografia e Testemunho, Administração Palavras-chave: administração, liderança, líder, planejamento

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.