Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A representação social de Veja sobre os governos FHC e Lula

Esta página foi vista 2035 vezes desde 05/01/2011

Por: Carlos Dalenogare

Este livro tem origem em estudo acadêmico de conclusão do curso de jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Através desse estudo da revista Veja é feito um resgate de um pouco da história do jornalismo brasileiro, principalmente no meio revista, assim como também são trabalhados conceitos de jornalismo, em especial do jornalismo impresso. No entanto, o que visa esta pesquisa é investigar a diferença de tratamento dispensado pela mídia a dois governos antagônicos em suas propostas e ações.

Esta obra pretende desenvolver o estudo sobre a representação social que a revista Veja faz dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Para isso, é utilizada a Teoria das Representações Sociais, que surge no final da década de 1950, na França, e consegue mostrar que, conjuntamente às motivações e forças que nos levam a agir, não existem apenas elementos racionais, cognitivos e lógicos, mas também outros fatores conectados a elementos míticos, afetivos, religiosos, culturais, tradicionais, ligados a status, poder, prestígio, etc.

A pesquisa foi realizada através da identificação, em capas de Veja e suas respectivas reportagens, de expressões ou frases que formam unidades de sentido. Essas unidades de sentido que possuem semelhanças são agrupadas e passam a constituir uma categoria; as categorias, por sua vez, formam a representação social do fenômeno em estudo. Os períodos analisados foram as edições da revista no ano de 2002, para descobrir a representação social da revista Veja sobre o governo FHC, e de janeiro a outubro de 2006 para identificar a representação social da publicação sobre o governo Lula.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 41,98

Tema: Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: cardoso., comunicação., da, fernando, fhc., henrique, inácio, jornalismo., luiz, lula, lula., representação, revista., silva., social., veja.

Características

Número de páginas: 206
Edição: 1(2010)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.