Agbook

ZECCHINO

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Ao longo de quase um milênio, a República de Veneza operou uma casa da moeda que produzia moedas de ouro, prata e bronze, de diferentes padrões e denominações, para uso em transações domésticas e internacionais.

Nos registros escritos dessas transações, no entanto, somas raramente aparecem como quantidades simples de moedas específicas; ao contrário, eles são expressos em termos de sistemas de dinheiro de conta, que fornecem valores padronizados para transações feitas em uma variedade de moedas, venezianas e estrangeiras.

Para documentos estatais e privados, o dinheiro da conta usado para um determinado tipo de registro foi entendido por contemporâneos, portanto, muitas vezes não é especificado no próprio documento. Como sistemas diferentes de contas podem aparecer com notação semelhante, o pesquisador algumas vezes deve identificar o sistema contábil específico usado em uma série de documentos guiados por estudos anteriores, experiência pessoal ou cálculos baseados em equivalentes ocasionais expressos. Este ensaio apresenta uma visão geral das diferentes moedas cunhadas por Veneza, do período carolíngio até o final da República, e uma pesquisa sobre alguns dos sistemas mais importantes de conta a eles associados.

De cerca de 820 até cerca de 1200, a cunhagem veneziana emitiu uma única denominação de cunhagem, o denaro de prata, baseada no denário carolíngio e contabilizou-se como tal num sistema em que 12 denários eram contados como um soldo e 20 soldi como uma lira. Assim, uma soma de £ 2 s8 d4 representaria um pagamento de 580 denários (2x20x12 + 8x12 + 4). No decurso dos quatro séculos em que foi a única moeda veneziana, o denaro passou de conter cerca de 1,6 gramas de prata fina a cerca de 0,1 gramas de prata fina; a lira baseada nela teria declinado em poder de compra em uma taxa similar.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Moedas & Medalhas, Historiografia, Antigo, Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: histÓria, moedas, numismÁtica

Características

Número de páginas: 24
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.