Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Santa Cruz da Conceição: Um Pedacinho do Céu

Um Pedacinho do Céu

Por: Israel Foguel

As origens da cidade de Santa Cruz da Conceição situam-se no período que sucedeu a independência do Brasil.

O jovem país buscava fixar na agricultura o esteio de sua economia, que se apoiara, até algumas décadas atrás, na extração de ouro e diamantes.

Com o esgotamento da mineração em Minas Gerais, muitos dos seus habitantes migraram em busca de outras terras, mais próprias para o estabelecimento de fazendas e produção agropecuária.

A província de São Paulo acabou se beneficiando desse fluxo, que impelia mineiros e paulistas a avançar sertão adentro, a oeste da estrada que ligava São Paulo a Goiás.

Os viajantes europeus que percorreram o interior do Brasil nessa época registraram esse momento, como, por exemplo, o francês Saint-Hilaire.

Vindo de Goiás para São Paulo, no ano de 1819, ao percorrer o trecho entre Franca e Jundiaí relatou a existência de novas fazendas e engenhos ao longo da estrada, a maioria de proprietários vindos de Minas Gerais.

Entre 1800 e 1820 começaram a chegar os pioneiros de Pirassununga, Limeira e Rio Claro, derrubando a mata e formando lavouras de milho, cana-de-açúcar e feijão. Também trouxeram matrizes e iniciaram a criação de porcos, bois e carneiros.

Num processo contínuo de avanço rumo oeste, os descendentes desses pioneiros, assim como outros vindos de Mogi Mirim, Campinas, Jundiaí ou Bragança Paulista, seguiram, nas décadas seguintes, desbravando o desconhecido sertão, até então habitado somente por indígenas nômades.

Santa Cruz da Conceição teve o início de sua povoação no ano de 1836, em um pedaço de 21 alqueires.

Numa encruzilhada formada pelas estradas que demandavam a Rio Claro e Pirassununga, (onde hoje é a Igreja Imaculada Conceição) as famílias de José Franco de Lima, Francisco de Souza Sardinha, João Francisco de Souza, Jacintho Rodrigues de Moraes, Joaquim Rodrigues de Souza, José Francisco Cardoso e Antonio Joaquim Mourão doaram vinte e um alqueire de terras onde, marcaram com uma cruz, a fundação do Patrimônio.

Nos anos seguintes um senhor de nome Jacintho Rodrigues de Moraes construiu o primeiro rancho. O rancho era de pau a pique, coberto de sapé.

Mais tarde foi erigida uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição de Santa Cruz.

Somente em maio de 1870 seria lançada a pedra fundamental da Igreja concluída pelos senhores João Rodrigues Siqueira, Pedro Antonio Leite, Antonio Benedito da Silva e outros.

Bem, o resto da história você ficará conhecendo lendo “Santa Cruz da Conceição: Um Pedacinho do Céu”.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 69,56

Ebook (PDF)
R$ 32,66

Tema: Administração, Desenvolvimento Humano, Literatura Nacional, Pesquisa Palavras-chave: comunidade, conceição, cruz, da, história, santa

Características

Número de páginas: 272
Edição: 1(2024)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-93232-40-4
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.