Agbook

HOLANDESES EM SERGIPE

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Durante a sua estada no Recife viram os comissários quanto bastava para os fazer desconfiar dos protestos de Nassau, e de volta avisaram os governadores de que os holandeses os andavam enganando. Como os governadores bem quereriam acreditar infundada a suspeita, procederam também como se assim o fora, mas bem depressa devia ela verificar-se. Cumprindo as suas instruções, preparou-se o conde Maurício para alargar em todos os sentidos as suas conquistas, e em consequência da retirada das partidas que lhe talavam as próprias provindas, aventurou-se a aumentar a sua força disponível, recolhendo a maior parte das suas guarnições, confiado na indolência dos três governadores e na credulidade com que lhe acreditavam na boa fé.

Foi na direção do norte o seu primeiro ataque contra São Cristóvão, capital de Sergipe. Os moradores, que para ali tinham voltado depois do cerco de São Salvador, foram surpreendidos por uma esquadrilha de quatro velas, que entrou no porto com bandeira de tréguas, ato de escusada traição, pois que o lugar não houvera podido manter-se se fora lealmente investido. Desembarcaram sem oposição os assaltantes, e fortificando-se principiaram a buscar minas na esperança de encontrar prata. Nisto porém não foram bem sucedidos, nem na verdade lhes sobrou tempo, que, despertados por este ato de agressão, os governadores mandaram Camarão com suas tropas indígenas acampar à vista da vila, evitando que os Holandeses se aventurassem fora das obras.

Da primeira e segunda vezes que alguns dos de dentro saíssem em busca de provisões, devia ele tirar-lhes quanto levassem, e adverti-los de que à terceira com a vida pagariam o arrojo. Estas instruções cumpriu-as ele tanto à risca, que encerrados dentro da vila tão covardemente ganha, viram-se os conquistadores reduzidos ao sustento que por mar lhes vinha.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Historiografia, Antigo, América Latina, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: histÓria, holandeses, sergipe

Características

Número de páginas: 37
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.