Agbook

A AMANTE DE LORD BYRON

“uma estrela no tempestuoso horizonte do poeta”

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Embora Lord Byron tenha residido entre dois e três anos em Veneza, ele nunca foi muito ligado a ela. “Ver uma cidade morrer diariamente”, disse ele, “é uma triste contemplação. Eu procurava distrair minha mente de um senso de sua desolação e minha própria solidão, mergulhando em um vórtice que era tudo menos prazer. Quando alguém entra em um riacho, é difícil nadar contra ele e ficar fora dos redemoinhos”.

Ele ficou cansado e enojado com a vida que levava em Veneza, e ficou feliz em dar as costas para ela. No final do ano de 1819, foi removido para Ravenna; mas antes de falar das obras que compôs em Ravena, é necessário explicar alguns detalhes sobre um assunto pessoal, cuja influência em pelo menos uma de suas produções é tão marcante quanto qualquer um dos muitos exemplos já descritos. Fazemos alusão à intimidade que ele formou com a jovem condessa Guiccioli.

Esta senhora, aos dezesseis anos, era casada com o conde, um dos nobres mais ricos de Roma, mas muito avançado na vida. “Desde o início”, disse Lord Byron, em seu relato sobre ela, “eles tinham apartamentos separados e ela sempre o chamava, senhor! O que se poderia esperar de uma conexão tão absurda? Por algum tempo ela foi uma Angiolina e ele um Marino Faliero, um bom homem velho; mas as jovens italianas não estão satisfeitas com os bons velhos, e o venerável conde não se opôs a que ela se valesse dos privilégios de seu país ao escolher um cicisbeo; um italiano teria tornado aquilo muito agradável; de fato, por algum tempo ele piscou para nossa intimidade, mas finalmente fez uma exceção contra mim, como estrangeiro, herege, inglês e, o que era pior do que tudo, um liberal”.

“Ela insistiu - Teresa era tão obstinada - sua família fez sua parte. Os católicos não podem obter divórcios; mas para o escândalo de toda Romagna, o assunto foi enfim referido ao papa, que ordenou a ela uma manutenção separada, com a condição de que ela residisse sob o teto do pai. Tudo isso não foi agradável e, por fim, fui forçado a tirá-la de Ravena, tendo descoberto uma conspiração com a sanção do legado, por trancá-la em um convento pelo resto da vida.”

A Condessa Guiccioli estava nessa época com cerca de vinte anos, mas ela parecia mais jovem; sua pele era clara, com olhos grandes, escuros e definhados; e seu cabelo ruivo caia em grande profusão de cachos naturais sobre os ombros bem torneados. Suas feições não eram tão regulares como em sua expressão agradável, e havia uma gentileza amável em sua voz que era peculiarmente interessante.

Lord Byron foi muito ligado a ela; nem se podia duvidar de que o afeto deles era recíproco; mas em ambos, seu sindicato sobreviveu ao afeto, pois antes de sua partida para a Grécia seu apego havia perecido, e ele a deixou, como é dito, apesar do grau e opulência que ela havia abandonado por sua conta, sem qualquer provisão. Ele havia prometido, segundo se relatou, liquidar duas mil libras de débitos dela, mas ele esqueceu a intenção ou morreu antes de ser efetivado.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Ricos E Famosos, Mulheres, Histórico, Geografia E Historia, Educação, Biografia Palavras-chave: histÓrico, romance

Características

Número de páginas: 23
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.