Agbook

"DESCOBRIMENTO" DO BRASIL: PLANEJADO OU CASUAL?

(+ Carta de Caminha e Carta de Mestre João)

Por: Augusto de Sênior

Este trabalho visa à resposta da questão relacionada ao "Descobrimento” do Brasil; trazendo o seguinte: Planejado ou Casual?

Faremos algumas referências à formação de Portugal enquanto nação marítimomercantil; contaremos, de maneira concisa, as aventuras portuguesas no devassamento do Atlântico (o Mar Tenebroso); observaremos também a questão "gramatical":

“Descobrimento”, escrito com aspas; ou Descobrimento, sem aspas. Relembraremos a façanha de Colombo, que em 1492: “descobre” um novo continente (América, chamado de Novo Mundo por Américo Vespúcio, daí América e não Colúmbia, Cristália ou Cristovália).

Comentaremos as assinaturas entre Espanha e Portugal da Bula Inter Coetera (1493 – que previa a existência de terras 100 léguas a Oeste de Cabo Verde no Atlântico) e do Tratado de Tordesilhas (1494 – terras a 370 léguas a Oeste do mesmo oceano) e a viagem secreta (1498) do herói esquecido ( Duarte Pacheco Pereira, 1460-1533, possível descobridor do Brasil).

Analisaremos outro fator, com o objetivo de responder à formulação da hipótese, ou seja, os tópicos que envolvem o mito da Escola de Sagres (1443) e o lema daquela nação: Navegar é preciso, viver não é preciso.

Comentaremos três importantes documentos históricos escritos na época (a Carta de Pero Vaz de Caminha, a Carta de Mestre João – João Faras e a Relação do Piloto Anônimo, provavelmente João de Sá, escrivão da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral) e que, não apresentam, por parte dos marinheiros, surpresas que deveriam ser proporcionadas pelas terras “recém-descobertas".

E, por último, as observações sobre o planisfério de Cantino – Alberto Cantino – carta náutica de 1502 que apresentava terras até então “desconhecidas” localizadas além do Atlântico (conhecido na época pelo epíteto de Mar Tenebroso, em virtude, de várias lendas e histórias de pescadores, ou melhor, marinheiros).

Sendo estes os dez argumentos que "apoiam" o Planejamento.

Nas conclusões, com base nos tópicos relacionados, optamos por Descobrimento Planejado do Brasil.

Observação: o livro contém 32 ilustrações e 11 fotografias do Autor em suas diversas atividades diárias.

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2019. Augusto de Sênior. (Amauri Ferreira)

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 51,53

Ebook (PDF)
R$ 29,06

Tema: Não Ficção, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: "descobrimento", brasil, casual., planejado

Características

Número de páginas: 100
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
ISBN: 9781073448593
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.