Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA: Interpretações geográficas sobre as usinas do Madeira e Xingu

Por: Maria Madalena de Aguiar Cavalcante; José Antônio Herrera

O livro intitulado Hidrelétricas na Amazônia: Interpretações geográficas sobre as usinas no Madeira e no Xingu, longe de esgotar as possibilidades de diálogo, traz duas importantes ações do ponto de vista do desenvolvimento científico regional. A primeira delas trata de algumas abordagens que geralmente não são mencionadas ou são desconsideradas nos estudos de impactos ambientais. A segunda é que as abordagens são feitas por professores pesquisadores, residentes na área proposta de estudo, o que significa que são interpretações de amazonidas, falando sobre a Amazônia para o mundo. A implantação de uma hidrelétrica, para alguns, em especial em uma escala de análise geográfica nacional e internacional, é sinônimo de progresso e desenvolvimento, dada a instalação de infraestrutura e o volume de capital empregado e a geração de empregos, traduzidos em discursos de melhoria de vida para as populações locais, estratégia adotada pelos empreendedores para que haja uma aceitação por parte da população local. No entanto, a instalação de uma hidrelétrica gera impactos de diversas ordens: ambiental, social, econômica, entre outras, onde, além de representar alteração no uso dos recursos naturais das populações desterritorializadas, as mesmas não participam desta lógica de desenvolvimento ou benefícios das tais usinas. A concepção sobre o livro partiu de professores pesquisadores que atuam neste tema, no sentido de sistematizar suas pesquisas desenvolvidas nos estados do Pará e Rondônia, os quais são, na atualidade, os estados que concentram as maiores hidrelétricas na Amazônia. O livro permite ao leitor compreender sobre a geografia das hidrelétricas na Amazônia e as projeções de instalações futuras; o risco a respeito das instalações de usinas próximo as cidades; impactos sobre o ordenamento do território e nas unidades e conservação; sobre os diferentes discursos a respeito das hidrelétricas, operando no campo social; mecanismos de espoliação a que estão expostas as famílias da região, dentre outras leituras e, interpretações a respeito dos impactos ocasionados por grandes hidrelétricas na Amazônia.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 45,38

Ebook (PDF)
R$ 21,36

Características

Número de páginas: 262
Edição: 1(2017)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-63117-36-6
Coloração: Preto e branco
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.