Agbook

NUMISMÁTICA CHINESA

A HISTÓRIA DAS MOEDAS FACA

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Apesar dos progressos feitos por estudiosos e numismatas nos séculos XVIII e XIX, o estudo das moedas na China não conseguiu despertar grande atenção. Foi perseguido em grande parte por um grupo limitado de nobres ricos e funcionários aposentados. Esses idosos senhores, retirados das experiências tumultuadas dos anos anteriores, encontraram a serenidade da vida na companhia de antiguidades. Satisfazendo seus desejos pessoais por grandes coleções e em busca persistente de espécimes raros, prestaram um grande serviço ao estudo de uma importante fase da antiga civilização chinesa, reunindo os materiais básicos para seu estudo sério. O único fato lamentável é que, em muitos casos, esses homens, não sendo treinados historiadores e filólogos, foram incapazes de realizar satisfatoriamente o estudo das moedas.

Tudo começou com uma concha. A China liderou o mundo antigo ao introduzir esses itens do mar como moeda não oficial. Elas são duráveis, fáceis de transportar e fáceis de contar. Como resultado, foram usadas em muitas outras áreas além da China. A unidade é peng (朋), que evoluiu para significar “amigo”.

No final da dinastia Shang (1200 a.C.), os nortistas da China acharam difícil encontrar conchas suficientes desde o sul, de onde vinha a moeda. Em vez disso, eles usaram outros materiais como cerâmica, pedra, bronze e moedas de ouro que seriam moldadas ou transformadas em moedas em forma de concha. Essas outras moedas acabaram levando dinastias diferentes a circular moedas em forma de pá e em forma de faca.

Então, por volta de 200 a.C., o Imperador Shihuangdi da Dinastia Qin padronizou o dinheiro para ajudar a tornar os negócios mais fáceis. Ele introduziu o ban liang (半 两). Tinha um peso padrão na forma de um disco redondo com um orifício quadrado. Ele também dividiu toda a moeda entre ouro: shang bi (上 币) e bronze: xia bi (下 币). O buraco quadrado icônico no meio tem algumas razões diferentes para isso. Primeiro, permite que as moedas sejam facilmente e convenientemente colocadas juntas. Em segundo lugar, o buraco quadrado é mais fácil de fazer do que a maioria dos outros buracos no início da moeda. Isso é particularmente interessante porque mostra como as pessoas naquela época eram conscientes sobre eficiência. Por último, as pessoas na antiguidade acreditavam que o céu era redondo e a terra era quadrada, o que é mais uma razão para a forma do ban liang (半 两). As moedas de cobre foram fundidas em um molde de bronze e tinham dois ou quatro caracteres inscritos nelas. Estas moedas foram usadas por muitos milênios depois de terem sido emitidas como moeda na China.

Tudo somado, as moedas na China têm uma longa e extremamente complexa história. Como resultado da vastidão da China, a comunicação foi difícil e a padronização de uma moeda ao longo do tempo resultou em muitos desafios ao longo do caminho.

Praticamente nenhuma literatura histórica foi preservada que forneça informações sobre as antigas moedas chinesas, embora as moedas devam ter tido um papel importante no desenvolvimento econômico, social e político da nação. Em segundo lugar, moedas da China antiga foram encontradas em quantidades tão grandes que deveriam fornecer dados úteis para trabalhos sérios no campo de estudos históricos, e a negligência em usá-los deveria ser indesculpável.

Impresso
R$ 51,07

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Moedas & Medalhas, China, Antigo, Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: china, geografia, histÓria, moedas, numismÁtica

Características

Número de páginas: 175
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.