Agbook

ANTONIO MUNIZ

SERGIPANO, TOBIENSE, HERÓI E ANTIESCRAVISTA

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Não foi o romantismo do século XIX, que coberto com as vestes da opulência (onde se encobriu a miséria e o estado desgraçado do país) o que se viu nas reflexões de um homem que, entranhando-se por nossas matas, presenciou as maravilhas da natureza, e que, praticando o que escreveu, reconheceu por necessidade aquilo que fez por experiência.

São máximas de condutas pertencentes à moral, para vivermos entre nossos concidadãos em boa harmonia. É o guia não só do viajante que percorre diversas terras, como de nós todos que somos verdadeiros viajantes, que viajamos neste mundo.

Em 1855, Antonio Muniz deu à luz as suas peregrinações no interior do Brasil, tão interessantes pela naturalidade do estilo, novidade dos encontros e generosidade de coração de peregrino, que lhe mereceram a alcunha de Homem da Natureza. Foi este o único sinal de gratidão que obteve dos seus patrícios.

O corajoso viajante que tantos sertões rompeu e tantas fadigas e perigos afrontou para descobrir preciosidades dos três reinos com que dotasse sua Pátria, e para se habilitar a ser, perante a consciência, o advogado do miserável índio, que o bafo devorador da nossa civilização aniquilou; do indefeso proletário, que os magnatas esmagam; do pobre que com intolerável trabalho arranca do seio da terra toda a riqueza que a imoralidade e o desgoverno esbanjam e não fraquejou no desempenho dessa evangélica missão, e, enquanto dispôs a idade e consciência, alçou sua voz ao labor das classes sacrificadas.

Mas quando a velhice o alcançou, e para fechar a sua longa carreira de dedicação e serviços, deixou aos poucos que o amor à natureza e à humanidade determinassem o seguir das suas pisadas, os conselhos de sua experiência e o exemplo de suas virtudes.

Tudo quanto ensina foi por ele praticado. A honradez, a sobriedade, a indomável paciência nos sofrimentos, a caridade para os que padeciam, foram por ele recomendadas, fizeram, em todos os lances da boa fortuna porque passou, a regra do seu comportamento.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Histórico, Aventureiros E Exploradores, Antigo, Geografia E Historia, Educação, Biografia Palavras-chave: biografia, histÓria, sergipe

Características

Número de páginas: 23
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.