Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

SANTA CRUZ, ONDE A FERROVIA NÃO PASSOU

SENHORES, ESCRAVOS E IMIGRANTES NA FREGUESIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. 1836-1898

Por: JOÃO BATISTA CORREA

O município de Santa Cruz da Conceição tem suas origens no ano de 1836 num cruzamento de estrada que ligava a cidade de Rio Claro a Pirassununga. Neste cruzamento foi colocada uma cruz e ali foi construído um rancho para o comércio entre os moradores e viajantes que passavam por essa região.

No ano de 1876, com o auge do café, surgimento de vilas e as ferrovias cortando o interior da província, Santa Cruz surgiu como curato. Nesse período, Santa Cruz teve a esperança de ser alcançada pelos trilhos da Companhia Paulista de

Estradas de Ferro, fato que não aconteceu, e que resultou na passagem da linha férrea em Leme no ano de 1877, e na construção da estação de Souza Queiroz em 1896.

A não instalação da linha férrea ocasionou numa grande perda para Santa Cruz, que não pôde se desenvolver economicamente e geograficamente em relação aos demais municípios vizinhos. Mesmo não possuindo a linha férrea em sua jurisdição, Santa Cruz tornou-se freguesia no ano de 1879, e vila em 1898.

Após ser elevada à condição de vila, Santa Cruz elaborou seu primeiro código de posturas e criou o Partido Republicano Paulista com a chefia do senhor Major Arouca. Santa Cruz da Conceição vivenciou 36 anos de vida política na condição de vila até o ano de 1934, quando foi rebaixada à condição de distrito e ficou sob a administração do município de Pirassununga.

No ano de 1954, foi elevada novamente à condição de município. Este livro tem por objetivo compreender como esta vila se forjou e cresceu sem a presença dos trilhos ferroviários em suas terras, que provavelmente traria muito mais progresso para os santa- cruzenses.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 48,39

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Educação, Geografia E Historia Palavras-chave: conceiÇÃo, cruz, da, escravos, ferrovia, freguesia., imigrantes, leme, santa, senhores

Características

Número de páginas: 123
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.