Agbook

LIBERTADORES

“Os indivíduos só são heróis quando não podem agir de outra maneira.” (Paul Claudel)

Por: ADEILSON NOGUEIRA

"Você é chamado para os destinos mais altos, e eu antecipo que você é o rival da minha glória."

(Simon Bolívar)

As motivações que levaram os países sul-americanos a iniciar uma grande onda emancipatória são múltiplas e complexas, a começar pelo descontentamento geral da população em relação ao sistema colonial em que se encontravam. No entanto, há dois eventos que marcaram o início dos processos que terminaram com a independência do poder espanhol. Em primeiro lugar, a influência de duas grandes revoluções ocorridas nas décadas anteriores, cuja ideologia permeou os discursos dos líderes sul-americanos: a Revolução Americana (1774) e a Revolução Francesa (1789). E em segundo lugar a crise da monarquia espanhola que foi desencadeada por causa da entronização de José Bonaparte em 1808, no lugar de Fernando VII, no âmbito das guerras napoleônicas.

Por volta de 1810, as juntas do governo surgiram em muitas regiões que exerceram o poder autonomamente, e os exércitos libertadores começaram a formar grandes campanhas para libertar os territórios da influência espanhola. Simón Bolívar e José de San Martín foram dois dos principais líderes do lado patriótico ou independentista que enfrentaram o exército monarquista ou vice-colonial, que lutou em defesa da coroa espanhola.

O sonho de Bolívar era criar uma única entidade continental que unisse política e militarmente todos os territórios sul-americanos na forma de uma confederação com o objetivo de estabelecer um governo forte que garantisse o fim do domínio espanhol para sempre: a Grande Colômbia. Mas após o sucesso das primeiras ondas emancipatórias, emergiram reivindicações de cada território que acabaram desmembrando o grande projeto de Bolívar.

O sonho de Bolívar era criar uma única entidade continental que unisse política e militarmente todos os territórios sul-americanos

Cada um dos estados que se tornaram independentes do domínio espanhol percorreu um caminho difícil para o sucesso. A população civil sofreu consequências devastadoras e reivindicou numerosas baixas nas fileiras de soldados, mas também trouxe para o primeiro plano as personalidades proeminentes que lideraram as batalhas.

Impresso
R$ 45,24

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Presidentes E Chefes De Estado, Antigo, América Latina, Geografia E Historia, Educação, Biografia Palavras-chave: amÉrica, da, espanha, herois, libertadores

Características

Número de páginas: 102
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.