Agbook

BÔERES

Por: ADEILSON NOGUEIRA

O afã britânico por controlar e explorar as ricas jazidas de ouro e diamante descobertas nos Estados bôeres de Orange e Transvaal, no Sul da África, foi a causa da Guerra dos Bôeres.

O conflito durou mais de dois anos e consumiu cerca de 48.000 vidas, devido, principalmente, ao emprego de armas modernas e à encarniçada resistência que os ingleses enfrentaram por parte dos bôeres — descendentes de holandeses estabelecidos na África desde o século XVII.

A desproporção das forças em litígio dirigiu as simpatias europeias para a causa dos bôeres, que tentavam desesperadamente manter a independência de seus Estados. No entanto, quando em 1902, o Império Britânico vencedor anexou aqueles ricos territórios, ninguém se lembrou de que por cima dos interesses ingleses e bôeres estavam os da majoritária população negra — um "esquecimento" que desembocaria na criação de um Estado branco e soberano, a África do Sul, que tanto oprimiu a maioria negra submetida ao regime do apartheid.

Os êxitos iniciais dos bôeres e a reação favorável dos Estados europeus à luta travada contra a Inglaterra levaram o presidente Paulus Kruger, do Transvaal, a visitar o Velho Continente em busca de apoio para continuar a luta. Mas, apesar da simpatia com que era vista a causa dos colonos sul-africanos, nenhum Governo ousou materializar o apoio, temendo represálias. A Inglaterra, por sua vez, procurava alterar os rumos do conflito, retirando o comando de suas tropas das mãos do general Buller e confiando-o ao general Roberts. famoso por suas campanhas no Afeganistão. As novas táticas empregadas por Lord Roberts. aliadas ao reforço nos contingentes ingleses, decidiriam os rumos do conflito, dando a vitória aos britânicos.

Embora estivessem em franca minoria — 35.000 homens contra 500.000—, os bôeres opuseram uma heróica resistência.

Impresso
R$ 40,28

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Histórico, Antigo, África, Geografia E Historia, Educação, Biografia Palavras-chave: bôeres, do, história, ouro, sul, áfrica

Características

Número de páginas: 36
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.