Agbook

ÁFRICA ISLÂMICA

EM MOEDAS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Onde o sul declina em direção ao sol poente, fica o país chamado Etiópia, a última terra habitada nessa direção. Lá o ouro é obtido em grande quantidade...

-Heródoto, As Histórias, Livro 2 (450 a.C.)

As inscrições em latim nas moedas com imagens, bem como nas moedas sem imagens que começaram mais tarde, são extremamente difíceis de decifrar. O mais antigo, por exemplo, tem DVSTVSDVSETAVSNONE, que pode ser expandido para DeUS TuUS DeUS ET AliUS NON EST: “Deus é seu Deus e não há outro”. O alfabeto é uma mistura de letras latinas e gregas, sendo as últimas minúsculas, algumas vezes maiúsculas. As mesmas palavras podem ser abreviadas de maneiras diferentes.

As primeiras moedas árabes do norte da África e da Espanha se dividem em três séries que foram lançadas nas duas décadas desde a captura de Cartago até 715. Uma delas compreende moedas com imagens imperiais bizantinas e inscrições religiosas muçulmanas em latim, mas sem data nem nome. Uma segunda série inclui moedas sem imagens com inscrições em latim. Este grupo tem o nome AFRICA para Ifriqiya, província romana e árabe, centrada na moderna Tunísia, e tem datas equivalentes a 703 a 715 de nossa era. A terceira série tem principalmente uma estrela com sete ou oito raios no lado que chamamos de anverso, com inscrições que incluem o nome da província SPANIA para a Espanha, ou melhor, Iberia na terminologia moderna. As moedas espanholas têm datas equivalentes a 712 a 714. Como todas as moedas foram emitidas pelos árabes com inscrições em latim, elas são chamadas de moedas árabe-latinas como uma espécie de abreviação numismática. Posteriormente, um problema foi produzido na Espanha e na África de 716 a 718, com inscrições em árabe e latino em cada moeda. Depois de 718-19 (100 héjira), todas essas moedas foram substituídas por moedas puramente árabes, muito parecidas com as do resto do califado. No ano 101 (719-20), existem dinares árabes de Ifriqiya com um pequeno disco grosso como escritos romanos e árabes-latinos anteriores, e outros com um amplo disco fino como os dinares de Damasco, indicando que naquele ano, finalmente, trabalhadores da região foram enviados a Ifriqiya para assumir a casa da moeda ou mostrar aos comerciantes locais como fabricar espaços em branco.

Impresso
R$ 41,00

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Moedas & Medalhas, Antigo, África, Geografia E Historia, Educação, Antiguidades E Colecionáveis Palavras-chave: história, islãmica, moedas, numismática

Características

Número de páginas: 49
Edição: 1(2019)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.