Agbook

Dois raios de Sol e meio palmo de Lua

Esta página foi vista 68 vezes desde 25/12/2019

Por: Cláudio Motta-Porfiro

...

Num dos dias daquele março, lá fora, a calçada tremia sob um sol de quarenta graus, antes da chuva da tarde. Sentado confortavelmente a uma poltrona, pernas cruzadas, numa antessala qualquer, cidadão refestelava-se no ar refrigerado. Trajava paletó e calça marrons. Usava chapéu de feltro claro e sapatos lustrosos. Tinha um ar de superioridade que os da terra não têm, e folheava, indolentemente, meio com nojo, um jornal do lugar.

De repente, algo lhe chamou a atenção e ele ficou um bom tempo a ler e a analisar alguma coisa talvez interessante. Do alto da sua omnipotência, então, dirigiu a palavra ao caboclo que se encolhia no canto de um sofá:

- Amazônicos não fazem versos e acreanos sequer sabem o que vem a ser prosa. Esta crônica não pode ter sido elaborada por alguém daqui. Isso é coisa de gente do sul, ou do sudeste. Está um primor.

Ao que o interlocutor, agora com o peito estofado, falou grosso:

- Moço, apesar do seu preconceito, devo lhe dizer que o autor dessa crônica é de Xapuri, e eu conheço por aqui umas dúzias de outros acreanos que fazem coisas iguais ou até melhores.

Pois bem. Dois raios de sol e meio palmo de lua traz a fórmula básica usada pelos da terra. Há simplicidade, antes de tudo. É a história compacta em pedaços separados de partes de uma vida. Nas próximas páginas, há singeleza, ironia, sutileza, picardia, torneios sintáticos, sarcasmo e deboche em boa medida, figuras de estilo e retórica, tudo, num sotaque marcadamente amazônico a perder de vista.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 83,87

Ebook (epub)
R$ 24,75

Tema: Romance, Engraçado, Artista Individual, Literatura Nacional, Ficção, Artes Palavras-chave: brasil., brasileira., literatura, romance.

Características

Número de páginas: 472
Edição: 1(2019)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-900-9030-0
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.