Agbook

HISTÓRIA DO JAPÃO

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Durante o primeiro ano de seu governo "iluminado" (1868), o imperador sancionou um edito, cujas duas últimas cláusulas eram as seguintes:

"O caminho antigo e não civilizado será substituído pelos princípios eternos do universo.

"O melhor conhecimento deve ser buscado em todo o mundo, a fim de promover o bem-estar imperial."

A Restauração de Meiji foi de fato a maior das revoluções que este império da ilha já sofreu. Sua varinha mágica não deixou nada intocado e inalterado. Foi a Restauração que derrubou o Shogunato Tokugawa, que reinou supremo por mais de dois séculos e meio. Foi a Restauração que nos colocou frente a frente com os Ocidentais. Foi a Restauração que puxou os semideuses dos senhores feudais para o nível dos plebeus. Foi a Restauração que privou os samurais de seus feudos e os reduziu a penúria. Foi a Restauração que ensinou as pessoas a construir suas casas de tijolos e pedras e a construir navios e pontes de ferro em vez de madeira. Foi a Restauração que informou que eclipses e cometas não devem ser temidos, e que os terremotos não são causados por um enorme peixe-gato no fundo da terra. Foi a Restauração que ensinou as pessoas a usar o trovão de "tambor" como mensageiro e a usar a ferrovia em vez do palanquim. Foi a Restauração que pôs a Terra em movimento e provou que não há coelho na lua. Foi a Restauração que concedeu a Sócrates e Aristóteles as cadeiras deixadas vagas por Confúcio e Mêncio. Foi a Restauração que deixou Shakespeare e Goethe tomar o lugar de Bakin e Chikamatsu. Foi a Restauração que privou o povo das espadas e das degolas. Em suma, após a Restauração, houve uma grande mudança.

Do Japão antigo, pouco mais precisa ser dito. Sem comércio externo, havia pouca necessidade de comércio interno; os navios eram pequenos; as estradas eram trilhas; a educação era limitada aos samurais, ou classe militar, retentores do daimyo, "senhores feudais"; as viagens entre clãs eram limitadas e desencorajadas. A ética confucionista era o padrão moral.

Impresso
R$ 45,32

Ebook (epub)
R$ 22,60

Tema: Medieval, Japão, Antigo, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: história, japão, shogunato

Características

Número de páginas: 103
Edição: 1(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.