Agbook

PANDEMIA

200 MILHÕES DE MORTOS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

Houve três pandemias mundiais: a praga de Justiniano (6° século), a Morte Negra (14° século), a terceira pandemia durante o século XIX e, neste momento, enfrentamos a quarta...

Duas das pragas mais mortíferas da história, que varreram centenas de anos na Europa, foram causadas por diferentes estirpes do mesmo micróbio mortal.

Foi previsto que uma nova cepa de peste pudesse infectar a humanidade novamente no futuro.

A peste de Justiniano atingiu o século VI e estima-se ter matado entre 30 e 50 milhões de pessoas - cerca de metade da população mundial naquela época, que se espalhou pela Ásia, África do Norte, Arábia e Europa.

A Morte Negra retornou, cerca de 800 anos depois, matando 50 milhões de europeus em apenas quatro anos, entre 1347 e 1351.

Ambas as pragas foram espalhadas para os humanos por roedores cujas pulgas carregavam as bactérias.

Estirpes de pragas endêmicas estão presentes nas populações de roedores em todo o mundo e são tão mortíferas quanto as estirpes que causaram as pandemias no passado.

A linhagem responsável pelo surto de Justiniano (sec. VI) está relacionada com todas as outras cepas conhecidas de Yersinia pestis, incluindo as responsáveis pela morte negra e uma terceira pandemia nos séculos XIX e XX, que se originou na China e depois se espalhou globalmente, incluindo os Estados Unidos.

A Yersinia pestis está presente em cerca de 200 espécies de roedores ao redor do globo, por isso é possível que a praga possa ressurgir no mundo moderno.

Ele continuará a se espalhar entre os seres humanos de vez em quando.

Em tempos de "Estado mínimo", quando sofremos perdas vergonhosas na batalha contra um mosquito, quando a saúde é relegada a segundo plano e a qualidade de vida da população retroage, velhos males estão retornando...

Impresso
R$ 41,64

Ebook (epub)
R$ 22,60

Tema: Medieval, Civilização, Antigo, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: civilização, mundo, pandemia, peste

Características

Número de páginas: 57
Edição: 1(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.