Agbook

Estética: A Ideia e o Ideal

Esta página foi vista 62 vezes desde 10/04/2020

Por: Georg Wilhelm Friedrich Hegel

A estética surge do sistema filosófico de Hegel (1770–1831) como parte importante da filosofia do espírito.

A estética hegeliana não trata de questões das belezas diversas inerentes às variadas manifestações artisticas, pois tamanha diversidade impossibilitaria edificar uma ciência com validade universal. O ponto de partida se dá na ideia de Belo, de onde provém o conceito.

O belo que interessa Hegel é o belo artistico, que se origina da produção do homem, excluindo assim o belo natural.

O conceito hegeliano de belo ideal é a harmonia perfeita entre forma e conteúdo. Para Hegel, o conteúdo da arte é sempre o absoluto.

A arte evoluiu gradativamente, substituindo o principio estático ou plástico de beleza ideal, pelo principio ativo e reflexivo da subjetividade autoconsciente, de forma temporal e geográfica.

O espírito absoluto é concebido, ele se manifesta hierarquicamente através da arte, religião e filosofia, como realização do espírito humano na história do mundo.

Ebook (epub)
R$ 12,38

Tema: Estética, Não Ficção, Filosofia Palavras-chave: estetica

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.