Agbook

Intelectuais brasileiros e Esporte

Meio século de disputas

Por: Jorge Artur dos Santos

Desde o final do século XIX os esportes se difundiram no Brasil, vindos da Europa e dos Estados Unidos, e o gosto por eles logo se tornou um tema de debate para muitos intelectuais brasileiros. Havia aqueles que apoiavam a disseminação das práticas esportivas, como José Veríssimo, Coelho Neto e Gilberto Freyre; havia outros que tinham restrições a alguns esportes, como Fernando de Azevedo e os comunistas; e havia aqueles, como Lima Barreto e os anarquistas, que eram radicalmente contra as práticas esportivas, vendo nelas uma fonte de toda sorte de prejuízos morais, físicos e educacionais para os praticantes. O presente livro procura recuperar esse debate sobre a conveniência do esporte, ocorrido no meio século que vai da proclamação da República até o final da ditadura de Vargas. É interessante perceber como, através da discussão aparentemente sem importância sobre os esportes, esses intelectuais expunham toda a sua concepção de mundo e suas propostas de como a sociedade brasileira deveria se organizar. O resultado dessa pesquisa foi, assim, um panorama das ideias políticas e sociais daquele período, pelo viés da discussão sobre o esporte, na qual se recorreu a argumentos morais, médicos, educativos, religiosos e políticos para firmar as diferentes posições.

Educadores, esportistas e historiadores vão encontrar neste livro muitos temas de interesse, pois muitas das questões discutidas naquela época permanecem ainda hoje como objeto de debate, e pode-se ver, assim, como essa discussão se iniciou no Brasil.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 35,63

Ebook (PDF)
R$ 15,38

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Esportes E Lazer, Geografia E Historia Palavras-chave: anarquismo, comunismo, educação, esporte, eugenia, futebol, literatura, medicina, nacionalismo, racismo, religião

Características

Número de páginas: 245
Edição: 1(2010)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-911272-0-7
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.