Agbook

Da Jazida ao Asfalto

História de Ibaiti

Por: Gilson Sarrafho

O Norte Pioneiro, como quase todo o território do norte do Paraná era uma região agreste no início do século XX. Chuvas, florestas ainda intocadas, caminhos precários e algumas casas povoadas por poucos moradores que viviam basicamente daquilo que produziam.

Por volta de 1900, o coronel Luiz Ferreira de Melo doou uma área de 75 alqueires de terras para a construção das igrejas Nossa Senhora Aparecida e Divino Espirito Santo, em torno das quais formou-se o primeiro núcleo urbano.

Em 1916, um proprietário de terras de nome Eduvirge Carneiro ao descobrir que havia carvão mineral no subsolo de suas propriedades contratou o senhor Pedro Pinheiro para iniciar a exploração. Antes de abrir a primeira mina, a tarefa mais difícil foi limpar o lugar e construir uma estrada para o escoamento

do minério produzido até a região consumidora.

As primeiras cargas foram transportadas em carroças, por um caminho estreito passando pelos municípios de Tomazina e Arapoti até a estação de Calógeras. Barra Bonita começa a se formar e logo se transformaria numa das principais cidades do Norte Pioneiro do Paraná.

Impresso
R$ 36,76

Ebook (PDF)
R$ 17,22

Características

Número de páginas: 142
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.