Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Transtorno Afetivo Bipolar e as transposições da teoria psicanalítica

Por: Thiago Sabino Leite

O diagnóstico do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) leva em consideração as perturbações crônicas de humor, caracterizadas pela existência de episódios agudos que oscilam entre a mania, hipomania e misto (quando há a presença dos dois episódios juntos).

Adentrando na literatura psicanalítica sobre o tema, nota-se a considerável produção que trata da temática, mas para isto é preciso ter em mente as recentes transformações que ocorreram no campo da saúde mental – como por exemplo a reforma psiquiátrica – que reposicionaram diversas nomenclaturas, critérios de diagnóstico e processos interventivos. Com isto, é de necessária atenção às transformações terminológicas no campo da psiquiatria às quais a psicanálise atribui créditos, porém guarda consigo fidelidade às raízes teóricas e concepção de homem que a embasam, sem deixar de dialogar com as produções teóricas da contemporaneidade.

Levando em consideração o momento histórico em que foi descoberto, as perspectivas contemporâneas e as altas taxas de incidência, a questão que norteia este trabalho é: quais os desafios encontrados ao tentar compreender o Transtorno afetivo bipolar?

De maneira geral, este trabalho tem por finalidade discutir a respeito do Transtorno Afetivo Bipolar sob o olhar da psicanálise, adentrando em pormenores em de suas raízes históricas e critérios de classificação, a compreensão psicanalítica sobre o transtorno e as formas de tratamento.

Esta pesquisa, de cunho bibliográfica narrativa, utiliza como metodologia a revisão de literaturas psicanalíticas que auxiliarão no desenvolvimento e o entendimento sobre o assunto. Serão levantados estudos clássicos da obra de Sigmund Freud e em estudos mais recentes no período de 10 anos, sendo todos relacionados com o tema deste trabalho.

Impresso
R$ 29,98

Ebook (PDF)
R$ 11,84

Tema: Saúde Mental, Psicopatologia, Personalidade, Psicologia, Educação, Ciência Palavras-chave: mental, psicologia, saúde

Características

Número de páginas: 56
Edição: 1(2018)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.