Agbook

Geografia & Pesca Artesanal Brasileira

Esta página foi vista 33 vezes desde 06/07/2020

Por: Cristiano Quaresma de Paula, Christian Nunes da Silva e Catia Antonia da Silva Orgs.

A capa deste livro, Geografia & Pesca Artesanal Brasileira, não é só uma metáfora, como dizem os organizadores, na Apresentação. Estes dois volumes significam o resultado de uma boa pescaria; daquelas realizadas na maré grande!

Há muito tempo, este pesqueiro vem sendo “cevado”, mas só recentemente se teve a coragem de jogar a Rede de Geografias da Pesca, para fazer este “arrastão” de 22 artigos. Foram tantos, que tiveram que ser postos em duas embarcações, digo, em dois volumes.

O conjunto destes artigos permite visualizar situações vividas e sofridas, por pescadores e por pescadoras artesanais, nas águas doces e salgadas desse nosso Brasil. Permite ver, também, que a vida do pescador e da pescadora artesanal não é só “jogar a rede e puxar”, como diz Caymmi.

Para fazer este gesto, muita coisa tem que ser realizada, antes e depois... muita coisa, que se concretiza na construção coletiva de um modo de vida e de práticas tradicionais, que representam uma enorme base de conhecimento e de saberes, nem sempre reconhecidos.

Parte deste conhecimento e destes saberes passa, obrigatoriamente, por conhecer e por entender os movimentos dos elementos da natureza, suas conjugações, sua força e sua dádiva, que não só permite, como exige, um respeito e uma intimidade com a natureza, os quais se aprendem nas primeiras lições da escola da vida das águas. Toda a rotina e o ritmo da vida e do trabalho dos pescadores e das pescadoras artesanais são construídos, nesta base.

Nas lições desta escola, o exercício da liberdade e da criatividade é praticado todos os dias. Liberdade para definir suas rotinas de trabalho, seu tempo e seu espaço e, principalmente, liberdade para acessar aos bens da natureza.

E é na garantia do acesso aos bens da natureza que os pescadores e as pescadoras artesanais aprendem e ensinam outra lição fundamental, que é a da defesa de seus territórios terra-água, o que exige outras formas de organização, de resistências e de enfrentamentos, em diferentes escalas.

Os artigos deste livro dão eco ao clamor e ao alerta dos pescadores e das pescadoras artesanais, que lutam pela defesa de seus territórios de terra-água, como garantia da preservação da natureza, do seu modo de vida e da reprodução do bom pescado.

Guiomar Germani

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 49,61

Tema: Geografia Humana, Etinologia, Estudos Da Etnia, Referência, Didáticos, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: artesanal, brasil, conflitos, geografia, pesca, território

Características

Número de páginas: 584
Edição: 1(2019)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-631-1750-2
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.