Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Geografia & Pesca Artesanal Brasileira

Esta página foi vista 446 vezes desde 06/07/2020

Por: Cristiano Quaresma de Paula, Christian Nunes da Silva e Catia Antonia da Silva Orgs.

A capa deste livro, Geografia & Pesca Artesanal Brasileira, não é só uma metáfora, como dizem os organizadores, na Apresentação. Estes dois volumes significam o resultado de uma boa pescaria; daquelas realizadas na maré grande!

Há muito tempo, este pesqueiro vem sendo “cevado”, mas só recentemente se teve a coragem de jogar a Rede de Geografias da Pesca, para fazer este “arrastão” de 22 artigos. Foram tantos, que tiveram que ser postos em duas embarcações, digo, em dois volumes.

O conjunto destes artigos permite visualizar situações vividas e sofridas, por pescadores e por pescadoras artesanais, nas águas doces e salgadas desse nosso Brasil. Permite ver, também, que a vida do pescador e da pescadora artesanal não é só “jogar a rede e puxar”, como diz Caymmi.

Para fazer este gesto, muita coisa tem que ser realizada, antes e depois... muita coisa, que se concretiza na construção coletiva de um modo de vida e de práticas tradicionais, que representam uma enorme base de conhecimento e de saberes, nem sempre reconhecidos.

Parte deste conhecimento e destes saberes passa, obrigatoriamente, por conhecer e por entender os movimentos dos elementos da natureza, suas conjugações, sua força e sua dádiva, que não só permite, como exige, um respeito e uma intimidade com a natureza, os quais se aprendem nas primeiras lições da escola da vida das águas. Toda a rotina e o ritmo da vida e do trabalho dos pescadores e das pescadoras artesanais são construídos, nesta base.

Nas lições desta escola, o exercício da liberdade e da criatividade é praticado todos os dias. Liberdade para definir suas rotinas de trabalho, seu tempo e seu espaço e, principalmente, liberdade para acessar aos bens da natureza.

E é na garantia do acesso aos bens da natureza que os pescadores e as pescadoras artesanais aprendem e ensinam outra lição fundamental, que é a da defesa de seus territórios terra-água, o que exige outras formas de organização, de resistências e de enfrentamentos, em diferentes escalas.

Os artigos deste livro dão eco ao clamor e ao alerta dos pescadores e das pescadoras artesanais, que lutam pela defesa de seus territórios de terra-água, como garantia da preservação da natureza, do seu modo de vida e da reprodução do bom pescado.

Guiomar Germani

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 59,32

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Didáticos, Referência, Estudos Da Etnia, Etinologia, Geografia Humana Palavras-chave: artesanal, brasil, conflitos, geografia, pesca, território

Características

Número de páginas: 584
Edição: 1(2019)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-631-1750-2
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.