Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Tópica, Hermenêutica e Argumentação no Direito

Por: Osvaldo Castro

"Osvaldo Castro inicia esta sua obra explicando o desenvolvimento e a concepção da Tópica, sobretudo sua (re)emergência na segunda metade do Século XX.

Em seguida, apresenta a recepção e discussões acerca da obra de Viehweg. Finalmente, nos dois últimos capítulos, mostra vinculação entre a Tópica e a Hermenêutica Jurídica e a aplicabilidade na decisão jurídica." - Trecho do Prefácio por Leonam Liziero

O livro parte de breve exame do desenvolvimento histórico da tópica, desde sua origem – que remonta ao patrimônio cultural e intelectual do mediterrâneo, passando por Aristóteles, Cícero, entre outros – até o período anterior à retomada dos estudos retóricos no âmbito jurídico.

Em seguida, versa sobre a tópica jurídica propriamente dita, pois, como é sabido, a retomada da tópica se deu em várias áreas das ciências humanas. Na ciência do Direito, foi precursora a obra Tópica e Jurisprudência de Theodor Viehweg, apresentada, originariamente, como Tese de Livre Docência na Faculdade de Direito da Universidade de Munchen. O atual debate sobre a cientificidade do Direito é situado considerando e expondo a repercussão que os denominados estudos “tópico-retóricos” obtiveram neste âmbito.

Na sequência, são abordadas as críticas que a tópica jurídica recebeu, recapitulando-se algumas das ponderações que a fizeram vários teóricos do direito.

Após isto, é considerada a relação entre tópica e hermenêutica, salientando as transformações empreendidas na esfera da interpretação jurídica pelos estudos tópicos. O direito lida com o que é geralmente aceito, com o senso comum. Portanto, menciona-se o equívoco, cometido no século XIX, de se buscar uma correção na esfera jurídica.

Impresso
R$ 36,21

Tema: Direito, Filosofia, Epistemologia, Metodologia, Tribunais Palavras-chave: argumentação, decisão, direito, e, hermenêutica, interpretação, jurídica, tópica

Características

Número de páginas: 58
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.