Agbook

Bullying e a Violência Escolar: Reflexões

Esta página foi vista 44 vezes desde 24/07/2020

Por: Adailson Silva Moreira; Silvia Araújo Dettmer

"A maioria de nós sabe o que é o bullying. No passado já o usamos para agredir, ou fomos a vítima da agressão, ou assistimos a agressões dessa espécie com bastante frequência, principalmente na escola, mas também na vizinhança, provocado e vivenciado por alunos, já que geralmente eles acabam residindo próximo do núcleo escolar. Nesse nosso passado, tais agressões eram vistas, entendidas e aceitas como brincadeiras, coisas de crianças, ocorrências naturais da idade, etc., nunca levado a sério pelos adultos, pais e professores, porque reinava a ignorância da extensão dos danos causados às vítimas, e até mesmo aos agressores, que não aprendiam a lição do limite e do respeito ao outro.

O que sempre caracterizou a vulnerabilidade de algumas crianças e adolescentes, em todas as épocas, foram as diferenças: físicas, étnicas, religiosas, econômicas, nacionais e de orientação sexual, dentre outras que destoam do modelo tradicional branco, heterossexual, rico e masculino predominante. O fato de que tais vítimas frequentemente se isolam, permanecendo a maior parte do tempo sozinhas, não se encaixando nos grupos existentes, muitas vezes não é percebido como relevante, podendo ser atribuído à natural timidez ou condição da criança e adolescente.

Além disso, existem aqueles casos em que crianças e adolescentes que apresentam, desde cedo, elementos que discordam do gênero esperado para seu sexo, como meninos afeminados ou meninas masculinizadas, são agredidos e desrespeitados pelos colegas com a conivência, explícita ou implícita, de professores e funcionários, adultos que deveriam proteger a todos, em razão de crenças pessoais.

Contudo, com o desenvolvimento de pesquisas nas áreas da Pedagogia e da Psicologia, cada vez se consolida mais a posição de que tal violência acarreta inúmeras repercussões na saúde física e mental, além de prejuízos no processo de aprendizagem, comprometendo, inclusive, a permanência na escola e a conclusão dos estudos.

Preocupados com essa realidade, e observando os vários efeitos deletérios dessa conduta em alunos, e também em adultos que viveram essa experiência dolorosa, reunimos um grupo de profissionais das mais diferentes áreas para pensar e debater o tema do bullying e da violência na escola." - Trecho da apresentação do livro

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 49,80

Tema: Psicologia, Jovens e Adolescentes, Educação Palavras-chave: bullying, direito, educação, pedagogia, psicologia, saúde, violência

Características

Número de páginas: 307
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-991-5844-5
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.