Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

DEIXE A LUZ BRILHAR

CUNHAGEM PAPAL

Por: ADEILSON NOGUEIRA

A Casa da moeda Papal é o instituto do papa para a produção de dinheiro em espécie. A Casa da Moeda também pode se referir aos edifícios de Avignon, Roma e outros lugares que costumavam abrigar a casa da moeda.

O direito de cunhar dinheiro, sendo uma das regalias (prerrogativas soberanas), determina que não pode haver moedas papais de data anterior à do poder temporal dos papas. No entanto, existem moedas do Papa Zacarias (741-52), de Gregório III (Ficoroni, "Museo Kircheriano") e, possivelmente, de Gregório II (715-741). Não há dúvida de que essas peças, duas das quais são de prata, são moedas verdadeiras, e não meramente uma espécie de medalhas, como aquelas que foram distribuídas como "presbitério" na coroação dos papas desde a época de Valentino (827).

Seu selo lembra o das moedas bizantinas e merovíngias do sétimo e oitavo séculos, e sua forma quadrada também é encontrada em peças bizantinas. Aquelas que carregam a inscrição GREII PAPE - SCI PTR (Gregorii Pap - Sancti Petri) não podem ser atribuídas ao papa Gregório IV (827-44), devido à peculiaridade da cunhagem.

No século VIII, os papas receberam dos imperadores os atributos de "Pr. fectus Urbis". Sob o império, as moedas que foram golpeadas nas províncias levaram o nome de algum magistrado local, e essas moedas de Gregório e de Zacarias são simplesmente peças bizantinas imperiais, com o nome do primeiro magistrado civil da cidade de Roma.

Impresso
R$ 58,77

Ebook (epub)
R$ 25,19

Tema: Antiguidades E Colecionáveis, Educação, Geografia E Historia, Antigo, Itália, Moedas & Medalhas Palavras-chave: história, moedas, numismática, papas

Características

Número de páginas: 239
Edição: 1(2020)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.