Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

SABER E MORALIDADE

O discurso médico-higienista sobre a mulher, a criança e as doenças do sexo, 1890-1940

Por: Jorge Barcellos

Este é a primeira pesquisa realizada sobre análise do discurso médico no Rio Grande do Sul. Produto de um trabalho de conclusão do curso de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizado em 1988, a pesquisa foi orientada pela Dra. Sandra Jatahy Pesavento (in memorian) e analisa as teses dos médicos formados pela Faculdade de Medicina entre os anos 1890 e 1940. O estudo mostra a atuação da classe médica na construção de valores de reforço da ordem capitalista enquanto descreve a associação entre uma classe não dominante com classes sociais detentoras do capital através da reprodução e disseminação de suas ideologias para a sociedade. Seu autor descreve a criação do discurso médico-higienista em Porto Alegre através da disseminação de concepções morais de relacionamento entre os sexos, valores com relação à família, criação das crianças e das práticas sexuais na sociedade sul-rio-grandense que reforçam as condições da dominação social extramuros das fábricas. Estudo seminal para todos os pesquisadores que estudam o discurso médico como lugar de exercício de poder, a trama de conceitos de moralidade no nascimento do capitalismo gaúcho, é obra de referência no campo de análise do discurso médico e caminhos da construção de valores morais na passagem do século XIX para XX.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 41,38

Tema: Ciência, Ciências Humanas E Sociais, Não Ficção, Antropologia, Ciências Aplicadas, Ciências Da Vida Palavras-chave: criança, discurso, e, mulher, médico, sociedade

Características

Número de páginas: 160
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-000-6975-4
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.