Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

COVID-19, Pedagogia e o Ambiente Escolar.

Por: Elói Martins Senhoras (organizador)

A inesperada emergência de um novo vírus, SARS-CoV-2, trouxe consigo a difusão de uma pandemia conhecida como COVID-19, com repercussões multidimensionais e transescalares na realidade humana, as quais impactaram assimetricamente as sociedades e os próprios padrões de socialização, ocasionando o transbordamento fluido de uma grande crise sanitária para uma crise multitemática de natureza complexa.

Tomando como foco as repercussões pandêmicas na conformação de uma crise no campo escolar, o objetivo do livro “COVID-19, pedagogia & o ambiente escolar” é discutir a realidade da educação formal das unidades escolares frente aos desafios impostos pela difusão da pandemia da Doença do Coronavírus 2019 (COVID-19), de modo a contextualizar os desafios e estratégias de enfrentamento à luz de uma leitura reflexionista.

Fruto de um trabalho coletivo engendrado pela participação de 6 pesquisadoras e 5 pesquisadores de instituições públicas e privadas, oriundos de todas as macrorregiões brasileiras – Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste –, o presente livro apresenta uma visão plural sobre a realidade escolar e os desafios pedagógicos existentes, em especial no contexto brasileiro.

A pluralidade discursiva registrada nos diferentes capítulos trata-se de uma pilastra-mestre do constructo ontológico desta obra, uma vez que foi alicerçada sobre uma multidisciplinar contribuição de pesquisadores com distintas formações acadêmicas e oriundos de diferentes macrorregiões brasileiras, os quais se utilizaram de distintos marcos teórico-conceituais e recortes metodológicos para discutirem os prismas complexos pandêmica crise no ambiente escolar.

A natureza exploratória, descritiva e explicativa do livro caracteriza-se por uma abordagem metodológica qualitativa e multidisciplinar que valorizou o método dedutivo e os procedimentos de revisão bibliográfica e documental no levantamento de dados, de modo combinado aos procedimentos de análise gráfica de dados primários e secundários, bem como de hermenêutica educacional, com base em diferentes recortes teórico-conceituais.

Estruturado em cinco capítulos, esta obra apresenta um mapeamento temático sobre os desafios e estratégias implementadas no contexto escolar frente à pandemia da COVID-19 e a crise instalada na continuidade das atividades presenciais de ensino, razão pela qual são apresentadas discussões relacionadas ao pensamento de Paulo Freire e do Construcionismo Social, a agenda de educação ambiental no contexto pandêmico, bem como a (in)viabilidade das estratégias de ensino remoto e os desafios do “novo normal”.

Com base nestes cinco capítulos, a presenta obra vem a preencher uma lacuna científica nos estudos relacionados aos impactos, desafios e oportunidades gerados pela pandemia da COVID-19 na realidade escolar, bem como corroborar para uma melhor apreensão empírica sobre o contexto assimétrico brasileiro, razão pela qual torna-se uma leitura eclética indispensável, direcionada tanto para um público leigo como especializado.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 53,35

Ebook (PDF)
R$ 27,98

Tema: Ciências Humanas E Sociais, Educação, Saúde E Fitness Palavras-chave: covid-19, educação, escola, pedagogia.

Características

Número de páginas: 147
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-860-6265-6
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 150g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.