Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

AS UNHAS DA SENHORA CARMEM

MINISSÉRIE NORDESTINA

Por: FLÁVIO CAVALCANTE

SINOPSE

“CRIE FAMA E DEITE NA CAMA”. Este ditado popular caiu como uma luva nessa história, que é passada em uma cidadela qualquer de um interior atrasado na região nordestina. Conta a história da Senhora Carmem, uma mulher rezadeira e santificada pelo marido (CORONEL FONSÊCA), por ser uma dama fiel do São Cristóvão da Coroa Grande, padroeiro da cidade e que o povo demonstra sua fé em forma de fanatismo e muita devoção.

O fanatismo dessa gente é tão grande, que eles têm o padre também como santo e acredita o povo, que o vigário é mensageiro direto do santo em carne e osso, fazendo assim promessa para o padre e não para o santo.

A senhora Carmem, de santa, ela não tem nada. Na realidade não passa de uma mundana caliente que transa com todo tipo de gato e cachorro que aparecer na sua frente e por causa desse seu fogo na hora da transa, deixa marcada nas costas do infeliz que com ela transar as marcas de suas enormes e belas unhas.

A confusão toda começa, quando a população descobre que o santo padre também está com as costas arranhadas, causando assim revolta geral na cidade. Aí é onde o povo mostra a força de seu fanatismo pelo santo padroeiro. O padre, segundo a população cometeu um ato escabroso diante do santo que ele era considerado mensageiro direto e por causa disso a população não perdoou. Segundo eles, a sentença do padre seria a morte e pendurou numa árvore em praça pública uma corda para enforca-lo. Mas o padre depois de muito corre-corre pela solitárias ruas da cidade e driblando o povo, consegue fugir daquele trágico momento; mas, a Senhora Carmem, por ser a famosa mulher que costuma arranhar as costas dos homens da cidade, recebeu também a sua sentença de morte. Arrependida do que fez e jurando por tudo que não foi ela quem arranhou as costas do padre, a senhora Carmem em prantos, corta suas belas unhas com uma tesoura e jura para o marido traído (Coronel Fonseca), que nunca mais irá fazer aquele tipo de façanha. Dando uma transição de personalidade, o Coronel fica anestesiado com a descoberta. Jamais passaria pela sua cabeça que a mulher que ele tinha como santa, não passava de um mundana da pior qualidade que uma cidade pudesse ter. Friamente, ele deixa que o povo faça vingança com as próprias mãos. A senhora Carmem se entrega de corpo aberto ao povo, a qual é levada para a forca no lugar do padre, já que o povo não conseguiu pega-lo. A senhora Carmem morre. Seu enterro é em rede como em alguns interiores paupérrimos.

Com o passar do tempo, o padre fugido, manda um amigo trajado de bispo para ver como se encontra a cidade e saber notícias, que até então o padre não estava sabendo o que foi que aconteceu. O falso bispo procura a casa do Coronel Fonseca, o qual conta toda a história. Ele vê em uma cristaleira, as unhas da Senhora Carmem depositadas em um depósito de vidro. O coronel Fonseca diz que foi a Geninha que resolveu guardar de lembrança. O falso bispo, se trata de um vigarista, que ao ver as unhas da senhora Carmem, lança a ideia de transforma-la numa santa, causando espanto no coronel Fonseca. A idéia, é de espalhar na cidade que a senhora Carmem fez milagre. As unhas se desprenderam de suas mãos embaixo da cova e ficaram cravadas, expostas em terra em cima da cova. O Coronel Fonseca viaja também no assunto, visando ganhar muito dinheiro em cima do caso.

O prefeito da cidade, afim de sua reeleição manda imediatamente construir um monumento para ser exposto em praça pública em homenagem à santa Senhora Carmem, onde neste monumento, é depositado os restos mortais da santa. A cidade passa a ser visitada por turistas e o dinheiro começa a entrar. O povo é convencido à adorar o santo padre, por ele ser o primeiro padre à ter as costas arranhadas por uma santa.

(Flávio Cavalcante).

Impresso
R$ 47,61

Ebook (PDF)
R$ 25,19

Tema: Entretenimento, Ficção, Literatura Nacional, Cinema Ou Televisão Tie In, Engraçado, Romance Palavras-chave: as, carmem, da, senhora, unhas

Características

Número de páginas: 196
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.