Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Samuel Lima da Silva

José Pereira Filho e José Flávio da Paz (Orgs.)

Por: PPGEL/UNEMAT

Definida por Massaud Moisés em seu Dicionário de termos Literários (1974, p.382) como “todo escrito destinado a informar acerca do conteúdo de uma obra”, a resenha, segundo o autor, “via de regra é publicada em jornal” e “não dispensa o julgamento crítico”. Normalmente é curta e sintética, daí muitas vezes ser confundida com o resumo e, de uns tempos para cá, está perdendo o prestígio enquanto texto acadêmico nas universidades brasileiras, salvo raríssimas exceções como esta que se apresenta agora neste livro intitulado Resenhas Literárias e que serve de exemplo para muitas outras instituições de ensino superior.

Os professores da UNEMAT Samuel Lima da Silva e José Pereira Filho, organizadores, recebem aqui nossos cumprimentos por essa iniciativa, a de publicar um livro de resenhas que foram produzidas nas entranhas do PPGEL da instituição em 2020.2, enquanto resultante dos trabalhos apresentados pelos doutorandos e mestrandos do programa, na disciplina Metodologia Científica.

Não se confunda aqui a resenha com a “recensão”, que segundo o mesmo Massaud Moisés, distingue-se da resenha “pela maior extensão, objetividade no exame dos problemas e pelo suporte documental” (1974, p.382) que se apresenta em maior volume e em maior diversidade. A resenha, como se observará pela leitura do livro, é menos minuciosa e técnica que a recensão, adentrando mais à esfera da linguagem crítica que reconhece e aponta valores em uma determinada obra.

Trata-se de uma publicação que totaliza a divulgação de doze textos de 13 alunos sobre os mais variados livros e temas de relevância indiscutível, desde a literatura da tradição, aqui representada pelo texto da mestranda Simeire da Silva Santos que apresenta ao leitor o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, até a mais recente e mais distante do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, como a resenha publicada sobre Márcia Dias e seu livro Onde mora a poesia?: palavrinhas para crianças de todas as estações (2020) que recebe a assinatura do professor e mestre na área José Flavio da Paz, atualmente concluinte de doutoramento na mesma instituição e no mesmo programa de pós-graduação.

Outros onze professores e ex-alunos do programa subscrevem suas resenhas dentro desta concepção de texto de relevância que apresenta ao leitor uma obra ou um tema e que o faz de forma crítica, sintética e objetiva, como cabe ser a resenha crítica em sua dimensão, são eles: Donizete Aparecido Lopes, Natália Marques da Silva. Adeilton Alexandre da Silva, Adrieli Ferreira Nogueira, Liliane Lenz dos Santos, Luciana Raimunda de Lana Costa, Izabel da Silva Ricci, Luciane Rodrigues Santos, Joely Coelho Santiago e Priscila Darolt, que discorrem sobre autores e temas plurais, com os textos seguindo seus propósitos de propiciar ao leitor um conhecimento crítico acerca da obrs ou do tema em questão.

Tudo pode ser matéria de um livro de resenhas ou de uma resenha e é isto que faz este livro, apresenta uma variedade de situações típicas de um produto final de trabalho que resgata e recoloca em destaque um gênero de escrita crítica capaz de atrair ou de criar em seu leitor a repulsa por determinada obra ou tema que por ventura venha a ler. Os objetos dessas leituras são, portanto, diversificados em virtude da natureza da publicação e de sua origem, enquanto reunião de trabalhos produzidos durante uma das disciplinas do curso do Mestrado/Doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

Por isso deixo aqui o meu convite a você, leitor, para adentrar neste universo crítico que de forma sintética nos faz antevê a obra e suas nuances de maneira a nos afastar ou atrair para os braços dela, abrindo nossos caminhos no sentido de descobrir o que buscamos enquanto leitores e estudiosos. Vamos, sim, adiante, vamos ao livro e ao mundo das apresentações.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 55,80

Ebook (PDF)
R$ 33,37

Tema: Literatura Nacional, Crítica Literária, Artes Palavras-chave: culturais, estudos, literatura., literários., resenha.

Características

Número de páginas: 126
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786589761105
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.