Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

HISTÓRIA INTELECTUAL

HISTÓRIA EM NOSSAS VIDAS, HISTÓRIA DE NOSSAS VIDAS

Por: ADEILSON NOGUEIRA

“Ele é o tempo, por quaisquer noções temporais, em Si mesmo”.

(Agostinho)

A história está sendo feita a cada dia, por nós e sobre nós.

As perguntas que fazemos aos mortos, somente nós mesmos podemos responder.

Não é um estudo de antiquário, embora trate muito do passado, pois a melhor vida do passado é o nosso presente.

O passado de que falamos é apenas a infância de nossa própria vida, de cujo progresso nos orgulhamos. Conhecer esta vida mais plenamente é o objeto da pesquisa histórica.

Dizem que o “passado está morto”. O senado de Roma sobrevive; a igreja romana está em nosso meio; o município romano é o nosso município; os homens organizam-se como antigamente; lei e governo são antigas instituições; a justiça civil é uma evolução; a família é mais velha do que Abraão.

O presente é velho e o passado é o registro da juventude. Assim, nossa vida anterior continua até o presente. Mudou um pouco na forma e na força, mas ainda é a mesma.

A história constantemente deve ser reescrita. Na reescrita, novos tipos de história aparecem com novas ou alteradas ênfases. Com a evolução do conhecimento, o passado parece diferente para nós e descobrimos que o que parecia adequado tem que ser revisado.

Podemos admitir, portanto, que a história, ou o que quer que seja, é de qualquer forma uma espécie de conhecimento humano. Todo conhecimento indica uma aproximação de uma representação adequada para os objetos e não mudanças em seu próprio caráter.

Os eventos começam e terminam; homens nascem e morrem; eventos e homens desaparecem no passado de uma maneira e ordem inalteráveis. Mas não é o seu desaparecimento que constitui a existência deles no tempo, mas a sua história.

A criança torna-se um homem apenas deixando de ser uma criança.

A história humana é humana apenas na história. As esperanças e medos, as aspirações, a sabedoria e a loucura do homem compreendidos apenas à luz de sua carreira.

Só as almas das crianças e dos grandes artistas podem agora ouvir os ecos deste mundo há muito esquecido, da humanidade nascente, mas que ecoa, não raramente, na natureza resiliente, em um meio onde o espírito da cultura madura ergueu-se implacavelmente em torno do indivíduo.

Impresso
R$ 53,63

Ebook (epub)
R$ 33,37

Tema: Historiografia, Civilização, Antigo, Não Ficção, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: educação, estudo, história

Características

Número de páginas: 37
Edição: 1(2021)
Formato: A4 210x297
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.