Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O Livro do Justo Comentado à Luz da Bíblia

Por: ALESSANDRO ERIVELTON

O Livro do Justo - também conhecido como Livro de Jasher - se constitui em uma obra histórica de grande valor para aqueles que procuram conhecer mais profundamente as primeiras narrativas bíblicas. De um modo geral, apresentará de forma paralela ao Pentateuco os acontecimentos compreendidos entre a criação do ser humano e os últimos dias de vida de Josué.

O Livro do Justo se refere diversas vezes ao Livro da Lei do Senhor (cinco primeiros livros da Bíblia) e é mencionado de forma direta no Antigo Testamento em duas ocasiões, como veremos a seguir:

"E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro." (Josué 10:13)

"Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasher." (II Samuel 1:18)

Além das passagens bíblicas mencionadas anteriormente, o Novo Testamento possui pelo menos uma referência indireta ao Livro do Justo. Em sua segunda carta a Timóteo, o apóstolo Paulo afirma que nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois “como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. (II Timóteo 3:8)

Considerando que estes homens não são mencionados de forma explícita em nenhuma outra parte das Sagradas Escrituras, é possível depreender que Paulo havia lido o Livro do Justo, pois conhecia a seguinte passagem nele contida:

“E quando eles tinham ido, Faraó mandou chamar a Balaão, o mágico, e Yanes (Janes) e Yambres (Jambres), seus filhos, e a todos os mágicos e ilusionistas e os conselheiros que pertenciam ao rei, e todos eles vieram e sentaram-se diante do rei.” (Livro do Justo 79:27)

Vale a pena ressaltar ainda que a cronologia dos fatos narrados no Livro do Justo está em harmonia com outras fontes históricas confiáveis, como é o caso do Talmude e a Seder Olam Rabbah (livro de datas dos judeus). Ademais, existem passagens bíblicas que são melhor compreendidas através da análise comparativa das narrativas paralelas encontradas no Livro do Justo.

Um episódio que ilustra de forma bastante oportuna a relevância do Livro do Justo e sua utilidade para a melhor compreensão das narrativas bíblicas é a viagem do patriarca Jacó e seu encontro com Esaú quando regressava para a terra de Canaã. Existem detalhes relevantes nesta passagem que encontramos no Livro do Justo e que não são mencionados na Bíblia Sagrada e vice-versa.

O Livro do Justo com notas explicativas à luz da Bíblia se propõe justamente em se constituir nesta ferramenta prática capaz de auxiliar o leitor a promover uma correta inter-relação entre o conteúdo histórico presente no Livro do Justo e os ensinos da Bíblia Sagrada.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 70,42

Tema: Bíblias, Bíblia, Antiguidades E Arqueologia, Teologia, Religião, Estudo Bíblico Palavras-chave: apócrifos, deuterocanônicos, enoque, jaser, jasher, justo, reto

Características

Número de páginas: 480
Edição: 1(2020)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-17-169-2923-6
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.