Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Ernesto Nazareth

Um Estudo de Concerto

Por: Cleida Lourenço da Silva

Em um contexto histórico marcado pela negação de costumes e hábitos ligados à cultura popular do Rio de Janeiro do final do século XIX e início do XX, viria a se consagrar o músico autodidata Ernesto Nazareth (1863-1934). Pianista talentoso, captava os sons que vinham da rua, tocados por músicos populares, e os traduzia com um estilo próprio em suas composições de tangos, polcas e valsas, gêneros típicos da música popular de salão da época. Intérprete de suas próprias obras, foi com o tango Brejeiro que alcançou seu primeiro grande sucesso. O tango brasileiro, aliás, foi o gênero que lhe deu notoriedade, ao qual dedicou mais da metade de sua produção.

Nazareth sonhou com uma experiência de estudos na Europa, que não se concretizou, e com uma carreira de virtuose. Buscando o reconhecimento no universo erudito, aventurou-se na criação de peças com elementos de linguagem de um repertório pianístico romântico. Muitos de seus tangos resultam em peças tecnicamente complexas, com emprego de tonalidades e técnicas que apontam para um aprimoramento maior. É por causa disso que Nazareth é conhecido por transitar entre dois mundos, o da música popular e o da música de concerto.

Este trabalho examina parte da trajetória do compositor e algumas de suas produções, comparando-as com procedimentos utilizados na música de concerto, para investigar essas influências em sua formação.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 42,40

Tema: Composição, Artista Individual, Música, Artes Palavras-chave: concerto, de, ernesto, estudo, música, nazareth, piano

Características

Número de páginas: 74
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-002-3192-2
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.