Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Requalificação urbana e exclusão socioespacial: Estudo de caso do “Beiral” em Boa Vista (RR)

Por: Pâmola A. L. Walter

O livro busca realizar um estudo sobre a remoção dos moradores do “Beiral” a partir da requalificação urbana no contexto da reprodução do espaço em Boa Vista-RR.

Compreender os processos das transformações históricas e geográficas de Boa Vista, desde o princípio, até se tornar a capital do estado de Roraima, é de fundamental importância para analisarmos o espaço da área central da cidade, em especial o Caetano Filho, popularmente denominado de “Beiral”.

O presente livro tem como objetivo analisar o processo de remoção dos moradores do “Beiral” como uma política pública a partir da requalificação urbana da área central de Boa Vista-RR. Para isso, foi traçado uma escala temporal do período compreendido de 2017, quando se iniciaram as remoções dos moradores do “Beiral”, a 2021, momento em que findamos a nossa obra.

A pesquisa subdivide-se em três capítulos, nos quais buscou identificar os bairros do município que receberam as famílias removidas do “Beiral”, em função do processo de requalificação urbana da área central; verificar o grau de satisfação das famílias removidas em relação ao novo local de moradia; e correlacionar as mudanças em curso no “Beiral” com os processos de exclusão e segregação espacial de seus moradores originais.

No primeiro capítulo, a pesquisa é fundamentada com o referencial teórico que norteia o livro, com autores renomados da Geografia que discutem os conceitos: espaço, espaço urbano, agentes promotores do espaço urbano, requalificação urbana e exclusão socioespacial.

No segundo capítulo, apresenta-se a caracterização do “Beiral” e de alguns bairros onde estão localizados os antigos moradores do “Beiral”. Neste capítulo é possível identificar onde os moradores removidos do “Beiral” estão inseridos, por meio do mapa e a caracterização desses bairros.

No terceiro capítulo, apresentam-se os resultados e discussão a partir da aplicação de questionário e as narrativas obtidas com a História Oral, por meio das entrevistas concedidas pelos ex-moradores do “Beiral”. Esse capítulo está subdividido em: resultados da aplicação dos questionários e História Oral dos moradores removidos do “Beiral”.

Por último, apresentam-se as Considerações Finais, em que foram expostas as dificuldades encontradas e apresentadas recomendações para que o livro possa ser empregado para os futuros estudos.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 56,05

Ebook (PDF)
R$ 27,98

Tema: Geografia E Historia, Ciências Humanas E Sociais, Administração Palavras-chave: espaço, exclusão, geografia, roraima, urbano

Características

Número de páginas: 191
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-993-7586-6
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Couche 150g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.