Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Íris Mirim - 05

Esta página foi vista 62 vezes desde 23/06/2021

CULTURA BRASILEIRA

Por: Sérgio Teixeira

No próximo ano (2022), o Brasil comemorará seus 100 anos da I Semana de Arte Moderna, conhecida popularmente como a "Semana de 22" - um movimento de intelectuais brasileiros que coincidiu com o primeiro centenário da Independência do Brasil. Foi evidentemente marcado pelo rompimento de uma arte conservadora no país, que entre outras questões, insistia em copiar os velhos formalismos da arte europeia. Um ingrediente inconfundível daquele movimento, estava pautado em perceber e demonstrar de maneira mais popular do que erudita, que a cultura brasileira tinha justamente essa marca: "a de consumir elementos de todas as culturas do mundo", e isso porque, na realidade, a população brasileira pré-industrial já tinha uma marca óbvia da miscigenação devido às diversas ondas imigrantes desde as primeiras invasões europeias sobre essas terras. Ficou claro, portanto, que ao se buscar um elemento nítido que definisse nossa cultura, encontraram justamente esse quase paradoxo: "a mistura de muitas culturas". Não por acaso, nessa alucinante busca por uma identidade própria, os modernistas invadiram teatros, galerias, rádios e espaços públicos com temas como a "Antrpofagia", fazendo alusão a indígenas autóctones brasileiros que seguiam essa lógica apresentada pela primeira vez pelo viajante alemão Hans Staden: "eles comem bravos guerreiros porque acreditam, que os comendo, teriam a capacidade de absorver seus melhores valores, como o da bravura". Sob este prisma, é lógico que o mais notório entre os primeiros modernistas no Brasil, era a marca da irreverência. Se gosta do estudo da cultura brasileira, então certamente este livro pode representar a mais excelente introdução sobre o assunto.

Ebook (PDF)
R$ 22,60

Tema: Belas Artes, Arte Folclórica, Referência, Didáticos, Artes Palavras-chave: 22, arte, de, moderna, semana

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.