Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

CONFLITO ARMADO, VIOLÊNCIA COLETIVA E MUDANÇA SOCIAL EM CITÉ SOLEIL: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS JOGOS DOS ATORES E SEUS DISCURSOS

Esta página foi vista 58 vezes desde 08/07/2021

Por: Jean FABIEN

Conflito armado e violência coletiva na comuna de Cité Soleil se traduzem, por um lado, em rivalidades territoriais entre grupos armados, em confrontos entre eles e as forças policiais, por outro. Esses dois fenômenos sociais de frequência e repetição dominam esse município haitiano desde o início da década de 1990, logo após sua fundação em 1960. Com efeito, localizada ao norte de Porto Príncipe, a capital, Cité Soleil representa um espaço de oportunidade e de experimentação para certas entidades sociais, como o setor religioso, grupos políticos, associações culturais, instituições de caridade, ONGs etc. Para outros, ela continua a ser um espaço de conflito, onde diferentes facções de grupos armados se violentam a fim de conseguirem o controle desse território. Tais rivalidades já causaram muitos danos humanos, materiais, econômicos e ambientais. A frequência, a repetição e a variação desses fenômenos nos levam a levantar as seguintes questões: o que explica por que os conflitos e as violências continuam a ser recorrentes em Cité Soleil? A gestão política desses fenômenos pelo Estado central falhou? Em que sentido eles fazem parte do processo de mudança social que ocorreu no Haiti por volta da década de 1990? O principal objetivo da pesquisa é entender tais frequência, repetição e variação e explicá-las através dos discursos dos atores. Ao prestar especial atenção aos sentidos e às interpretações que as testemunhas dão aos fenômenos em questão, contaremos com dados quantitativos e qualitativos, métodos de história oral e de sociologia compreensiva para conduzir este estudo, cujo resultado tende a mostrar que a repetição do conflito e da violência em Cité Soleil nasce das raízes históricas e sociais da sociedade haitiana e resulta da má gestão política e da falta de gestão social.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 190,11

Ebook (epub)
R$ 35,95

Tema: Geografia Humana, Criminologia, Crimes Verídicos, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: armado., cité, coletiva., conflito, discursos., estado., gestão, mudança, política., social., soleil/haiti., violência

Características

Número de páginas: 342
Edição: 1(2021)
Formato: A4 210x297
ISBN: 9786203469011
Coloração: Colorido
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.