Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Entre a Agricultura e a Ecologia, uma interface por onde transita a emancipação dos agricultores do trópico úmido

Esta página foi vista 78 vezes desde 10/07/2021

Por: Emanoel Gomes de Moura

A agricultura no trópico úmido enfrenta vários e grandes desafios: preservar a paisagem e a biodiversidade, contribuir para a diminuição do CO2 na atmosfera, reduzir a insegurança alimentar, ajudar a reduzir a pobreza, e resgatar a dignidade das famílias agricultoras. Vai ser difícil, mas é possível. Sabemos que a agricultura nos trópicos, tem um impacto direto e indireto em praticamente todos os principais problemas ambientais, desde a perda da diversidade biológica até as mudanças climáticas derivadas do efeito estufa. Afortunadamente, somos talvez a primeira geração com o conhecimento e os recursos para alterar esta tendência da agricultura aos desserviços. Por outro lado, infelizmente, ainda não estamos fazendo o suficiente do que sabemos ser necessário. A reestruturação da agricultura para enfrentar os desafios do futuro, vai exigir mudanças em vários níveis, desde o imaginário dos agricultores até o comprometimento dos decisores políticos. Alguns pontos essenciais necessários para superar esses desafios são conhecidos: i) Dar ênfase, à agricultura de pequena escala. ii) Priorizar a intensificação sustentável. Isso significa sustentabilidade social e econômica, mas nesta abordagem, o meio ambiente e a paisagem fazem parte do mesmo ecossistema de onde se planta e colhe; iii) Foco nas mulheres. Elas constituem mais da metade da população mais pobre das áreas rurais, além de serem as responsáveis diretas pela alimentação das famílias. Obviamente, muito mais é necessário e sabemos. No entanto, o principal que queremos comunicar nesse livro é muito simples: Quem quiser lutar pelos pobres do mundo, também deve lutar por seus meios de subsistência na agricultura. Por isso, nesse livro ênfase absoluta foi dada às tecnologias ajudem os agricultores a superar os entraves ambientais que os subordinam. Estratégias que procuram tirar proveitos dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelo mesmo ambiente que os constrange foram, por isso, enfatizadas. Secundariamente, nenhuma tecnologia sugerida neste livro foi escolhida sem antes ser testada e comprovada junto aos agricultores com suas realidades e desejos.

Ebook (epub)
R$ 70,39

Tema: Agropecuária, Engenharia E Tecnologia, Ciências Biológicas Palavras-chave: agricultura, agrossistemas, ecossistemicos, familiar, serviços, sustentabilidade

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.