Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O preconceito racial no Brasil

O racismo e a negação do direito negro a educação

Por: Ronildo Neumann Pastoriza

O Preconceito Racial no Brasil: o racismo e a negação do direito negro a educação, faz uma retrospectiva histórica desde o período pós abolição, onde a libertação dos escravizados pela Princesa Izabel em 1888, não passou de um “sonho de liberdade”. Como ser livre se não se tem acesso à terra, a moradia, ao emprego, se é discriminado pela cor de sua pele e principalmente quando lhe é negada a ascensão social pela educação? Quais foram as formas que as elites forjaram para manter os afrodescendentes a margem da escola e da própria sociedade? Por que o mito da democracia racial perdurou por anos no Brasil? Quais as leis, decretos e ações afirmativas que os governos tentam “reparar”, devido aos longos anos de discriminação, preconceito e sofrimento do povo negro ao largo da história do Brasil? Por que as escolas brasileiras tratam a questão da negritude apenas em novembro, por ocasião do mês da consciência negra? Por onde andam os heróis negros e heroínas negras neste país? Por que personalidades negras que alçaram sucesso no esporte, na música, nas artes e na política, são exceções? Por que apelidos étnico-raciais e “piadas” dirigidos aos negros não são simples brincadeiras entre colegas? Por que as escolas que possuem seus alunos majoritariamente negros, não são reconhecidas e preparadas para atendê-los? Existe ambiente para o protagonismo e visibilidade negra no espaço escolar? Quais são as tendências de valorização da estética e do orgulho negro, nos tempos atuais? Esta obra tem a intenção de responder essas questões ou na impossibilidade de encontrar respostas, que pelo menos desperte no leitor uma visão crítica dos anos de sofrimento e invisibilidade do povo negro, que tanto contribuiu na formação da sociedade e da cultura brasileira.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 66,27

Ebook (epub)
R$ 22,60

Tema: Discriminação & Relações De Raça, Educação, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: culturais, educação, escola., estudos, preconceito, questões, racial, racismo, étnico-raciais

Características

Número de páginas: 273
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786599131882
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.