Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

RELATOS AMBIENTAIS

MATA ATLÂNTICA "Verdades & Mentiras

Por: JOSÉ REZENDE MENDONÇA

A finalidade deste livro, é evidenciar com mais clareza o que ocorreu com a Mata Atlântica no Sudeste da Bahia, com relatos ambientais, com verdades e mentiras, de uma região que ao longo do tempo, teve sua exploração com finalidades diversas em épocas distintas.

Dividimos para melhor compreensão a área coberta em: Mata Atlântica do Sul e Extremo Sul da Bahia. A do Sul da Bahia com sua exploração da cultura da piaçaveira (piaçabeira) e a introdução da cultura do cacaueiro, que tiveram um destino mais conservador.

Já a do Extremo Sul, fora praticamente extinta. Da sua área de mata original total, em 1997 já tinha perdido 95% desta cobertura vegetal, basicamente para introdução da pecuária e a exploração da celulose, através de grandes áreas de reflorestamento com o eucalipto.

Também neste livro, relatos de toda uma dinâmica que envolvem os recursos hídricos, solos, vegetações, uso da terra, clima, relevo e o homem que sempre fora praticamente o responsável pelas causas e efeitos destas transformações envolvendo as áreas costeiras com suas praias, manguezais, restingas e campos naturais. O trabalho “45 Anos de Desmatamento do Sudeste da Bahia”, teve uma importância ímpar, que levou o Jardim Botânico de Nova Iorque, publicá-lo a nível internacional.

Por fim, a relação e descrição das principais áreas de preservação, ricamente ilustrado com 57 fotos coloridas e 8 em preto & branco.

TEMAS:

01.Desmatamento no Sudeste da Bahia – Pag. 07

02.Mata Atlântica sobre o Cacaueiro – pag. 18

03.O Cacaueiro Conservador da Mata Atlântica – Pág. 31

04.Terras Avistadas por Cabral – “500 Anos de Devastação” – Pág. 36

05.Geograficamente Ilhéus – 1534 – Pág. 56

06.Jardim Botânico de Ilhéus – Pág. 69

07.APA da Lagoa Encantada – Pág.103

08.Recursos Hídricos de Ilhéus – Pág. 113

09.Técnica de Coleta e Exposição de Perfis de Solo – Macromonolitos – Pág. 125

10.Unidades de Conservação do Sul da Bahia – Pág. 138

11.Parque Estadual Serra do Conduru e Reserva Biológica de Una/BA – Pág. 142

12.Parque Municipal Marinho – Pedra dos Ilhéus – Pág. 147

13.Terras Indígenas Sul da Bahia – Pág. 148

14.Relato Ecológico das Praias de Ilhéus – Pág. 154

15.Um Relato Ambiental de uma Avenida Costeira – Pág. 164

16.Bairro Teotônio Vilela Fenômeno em Expansão Urbana e o Meio Ambiente – Pág.169

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 47,12

Ebook (epub)
R$ 17,22

Características

Número de páginas: 185
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9798544732419
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.