Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Realidades Ilusórias

Esta página foi vista 38 vezes desde 28/07/2021

Por: Fabrício Manoel Oliveira

Há quem busque a fuga ou a solução para angústias, frustrações e outras crises existenciais recorrendo a algum tipo de entorpecente, visitando assiduamente o psiquiatra, ou mesmo passando uma temporada num mosteiro tibetano. E também há aqueles que encontram na produção artística a sua principal válvula de escape.

Creio que, após explorar a maior parte dos potenciais caminhos do labirinto de sua existência, Fabrício Oliveira – o primeiro amigo que tive na vida – reuniu as condições necessárias para escrever Realidades Ilusórias.

Seria a obra uma espécie de autobiografia? Uma tentativa de promover a reconciliação consigo mesmo, com seus amigos e com seu mundo particular? Talvez sim, talvez não.

O fato é que Realidades Ilusórias possui um forte cariz caleidoscópico, transdimensional e multissemiótico. Ou melhor: trata-se de uma obra aberta, composta a partir de uma sucessão de flashbacks narrados pelo nosso excêntrico protagonista, o renomado químico Enoque Laudares.

Ao virar de cada página, o leitor é convidado a realizar uma intensa descoberta de sentidos, interpretações e significados possíveis acerca dos acontecimentos narrados e, até mesmo, a desvelar suas inúmeras contradições. Tudo isso ambientado por uma instigante trilha sonora e pelos efeitos ensejados pela presença de uma gama de recursos e inovações tecnológicas e científicas.

É desse modo que o livro suscita, de maneira despretensiosa, o conceito de obra aberta, introduzido por Umberto Eco, já que estimula o leitor a construir diferentes pontos de vista face aos acontecimentos, desafiando o leitor a participar ativamente da produção de sentidos emanados pelo livro.

Afinal, o processo de interpretação é algo bastante pessoal e singular, variando de pessoa para pessoa, e depende das experiências de cada leitor, das suas expectativas, interesses, cultura, história, enfim, do seu infinito universo interior.

Por tais razões, convido você, caro leitor, a aventurar-se pelo laboratório de experiências e sentidos vivenciados pelo nosso narrador-protagonista, que certamente conduzirão você à vereda mais próxima do autoconhecimento.

Flaviane Faria Carvalho

Jornalista e Doutora em Linguística

Professora da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG

Alfenas, 6 de Janeiro de 2016

Ebook (PDF)
R$ 12,92

Tema: Realismo Fantástico, Drama, Batalha Espiritual Palavras-chave: ficção, hermetismo

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.