Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Expansão do ensino superior brasileiro e acomodação de alunos-excedentes

Esta página foi vista 47 vezes desde 06/08/2021

Por: Ivanil Nunes

De longa data, o diploma universitário vem sendo perseguido pelas camadas médias e populares no Brasil. Seja em função da demanda por melhores colocações no mercado de trabalho ou para a promoção nas carreiras burocráticas, públicas e privadas.

Por conta desta pressão social e econômica vem ocorrendo uma enorme expansão de oferta de matrículas no ensino superior brasileiro. Enquanto a população aumentou de 41,2 milhões de habitantes em 1940 para 204,4 milhões em 2015 (variação de 395%) a quantidade de matriculados no ensino superior aumentou em cerca de 40.000%.

Será que essa enorme expansão de vagas possibilitou um maior acesso dos brasileiros e brasileiras à universidade?

Será que a estratégia de expansão de vagas públicas combinadas com cada vez mais oferta privada, tem sido suficiente para eliminar o caráter elitista do acesso ao ensino superior brasileiro?

Será que – com as políticas de inclusão promovidas por meio do FIES, PROUNI e de cotas - se pode falar em inclusão de excluídos no ensino superior brasileiro?

Teriam essas políticas de inclusão permitido aos excluídos saltar as barreiras que os mantinham na condição de excedentes?

Será que os estudantes que concluíram o ensino superior no Brasil, por terem um diploma na mão, podem se considerar plenamente-incluídos?

Será que as universidades públicas no Brasil continuam a ser “lugar de rico”?

Eis as indagações que se busca responder neste livro por meio de uma análise aprofundada da expansão do ensino superior brasileiro.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 47,32

Ebook (epub)
R$ 24,11

Tema: Historiografia, Geografia E Historia, Educação Palavras-chave: aluno-excedente, democratização, educação, ensino, ensino, no, superior

Características

Número de páginas: 231
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500245042
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.