Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Redes de Cooperação Empresarial

Esta página foi vista 67 vezes desde 09/08/2021

A Grandeza do Associativismo de Empresas

Por: José Luiz Prudente D’oliveira & Leonardo Guerra de Rezende Guedes

No contexto das micro e pequenas empresas, o estabelecimento de redes de cooperação possibilita a geração de ganhos de escala e de poder de mercado, consequentemente melhor competitividade e maior lucratividade, contudo deve também se orientar ao meio ambiente, buscando uma compreensão da racionalização do processamento dos recursos naturais e resíduos gerados pela produção, com foco no conceito de Produção Mais Limpa.

A cooperação entre empresas, na forma de redes, tem sido destacada como configuração organizacional alternativa, em resposta às recentes transformações econômicas e tecnológicas, colaborando para novos establishments.

Esta obra apresenta uma análise sobre Redes de Cooperação Empresarial – RCE, abordando e comparando os conceitos de REC advindos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, bem como uma proposta de orientação para uma Produção Mais Limpa. A metodologia pesquisa-ação de caso exploratório, visou a averiguação da realidade sistematicamente pela busca de fatos e princípios, com a coleta de dados selecionados visando alcançar o objetivo deste trabalho. A revisão de literatura permitiu desenvolver um roteiro para a realização de entrevistas junto a alguns participantes de RCE.

Os resultados demonstram que o associativismo empresarial pode ter mais de uma abordagem, segundo as escolas do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Contudo, o conceito geral de RCE ainda pode propiciar diferenciações competitivas vantajosas para os seus membros, com vários ganhos: escala, economia criativa, tecnologia da informação, pesquisa e desenvolvimento e ainda orientar-se pela ecoprodutividade numa busca pela Produção Mais Limpa.

Na conclusão é apresentado o confrontar de ambas as abordagens sob a ótica da sustentabilidade e da P+L, além de considerações finais com uma retrospectiva do estudo feito, as principais limitações do trabalho e sugestões para estudos futuros.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 110,66

Ebook (epub)
R$ 105,91

Tema: Economia, Administração Palavras-chave: administração., cooperativas., empresariais, i., ii., iii., redes

Características

Número de páginas: 175
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-995720-0-5
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.