Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Educação Patrimonial

Esta página foi vista 52 vezes desde 11/08/2021

Estudos sobre patrimônio histórico, artístico e cultural

Por: Daniele Lopes Oliveira

Esta coleção aborda o tema do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, e se propõe a trazer elementos de reflexão para a atividade da Educação Ambiental. Este Volume 2 é composto de seis Capítulos.

O primeiro Capítulo mergulha nos festejos do Divino Espírito Santo em Pirenópolis, Goiás, incorporada à história do lugar a mais de dois séculos, com uma dinâmica própria de produção e reprodução cultural que faz desta um bem de valor inestimável manifestada na religiosidade e na manutenção das tradições pirenopolinas.

O segundo Capítulo traz uma proposta de ação educativa para as Casas de Patrimônio do Iphan para além da função como escritório técnico, ocupado em sua maioria pelas demandas de fiscalização e conservação de bens materiais que, por sua vez, provocam mais conflitos do órgão com a comunidade local que diálogo e participação social na preservação do patrimônio cultural.

O terceiro Capítulo busca perceber a cidade e a relação das pessoas com os espaços públicos que Camillo Sitte identificou princípios artísticos, os quais, aplicados na forma urbana viriam conferir qualidade e vitalidade ao espaço. Sua lição ainda é atual no que se refere a aprender com a história das cidades para projetar espaços mais aprazíveis ao cotidiano.

No quarto Capítulo analisa a proposta de criação de um Estaleiro Escola do Museu da Vila, integra o Projeto Matriz do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar): o Ecomuseu Delta do Parnaíba – ECOMUDE e o Museu da Vila seu primeiro Polo.

O quinto Capítulo os resultados de uma atividade realizada, em situação de aulas remotas , com alunos(as) do curso de Licenciatura em História da UEG, na qual foi solicitado que apresentassem, na forma de um pequeno dossiê, um elemento do seu cotidiano pessoal como um bem cultural passível de ser defendido e reconhecido como Patrimônio Cultural.

E no sexto Capítulo é apresentado um mapeamento das produções acadêmicas em história da educação que tiveram o patrimônio histórico educativo como tema de pesquisa.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 111,07

Ebook (epub)
R$ 97,94

Tema: Geografia E Historia, Educação, Artes Palavras-chave: cultura., educação, histórico., i., ii., iii., patrimonial., patrimônio

Características

Número de páginas: 185
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-995720-3-6
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.