Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Ensaios

Teorias do Sujeito & Estratégias Clínicas

Por: Carlos Bengio Neto

A ideia do ‘Ensaios’ é fornecer ao leitor reflexões que o norteiem sobre o tema do sujeito do inconsciente presente nos estudos e na clínica estruturada a partir de Jacques Lacan, este tema, portanto é o sujeito desses ensaios. Notem que o título ‘teorias’ faz alusão a uma impossibilidade: não há teoria unificada que dê fundamentação à ideia de sujeito presente na obra de Lacan, assim como não há na física alguma teoria unificada para os conceitos de energia, elétrons, orbitais etc.

Sabemos, contudo, que a definição mais simples para sujeito é aquela encontrada nos seminários como “o que um significante representa para outro significante”, mas tampouco o conceito de significante possuiria alguma consistência teórica fácil a qual pudéssemos nos agarrar com segurança: “um significante por si só não significa nada”.

Longe de propor alguma “tábua de salvação” para estas inconsistências proferidas por Lacan em tom de deboche, o que o hesitante leitor pode encontrar aqui são esquemas e ensaios paraconsistentes, e que apesar de impossíveis esforçam-se para o futuro, para a ideia de articulações discursivas que possibilitem algum saber crítico a respeito da singularidade do sujeito e sua constituição. Desejo no começo e no fim das contas fornecer ferramentas para o clínico sustentar conduzir o tratamento do sujeito na direção da cura e do sucesso para seus pacientes. Afinal é bom buscar o saber (sabedoria) para que lhe seja suposto saber mais ainda.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 111,83

Tema: Saúde Mental, Pesquisa & Metodologia, Energia, Psicologia, Educação, Ciência Palavras-chave: clínica, inconsciente, lacan, psicanálise, sujeito

Características

Número de páginas: 73
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-002-9065-3
Coloração: Colorido
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.