Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A expressão Idoù ho ánthrōpos em Jo 19,5 como citação de 1Sm 9,17

Esta página foi vista 26 vezes desde 08/09/2021

A entronização do Rei de Israel

Por: Marcos André Menezes dos Santos

Nesta obra propõe-se demonstrar que a expressão “Eis o homem” (idoù ho ánthrōpos) de Jo 19,5 é uma citação de 1Sm 9,17, idoù ho ánthrōpos, para a Septuaginta, ou hinnê ha’îš, para o texto Massorético, sendo esse texto de 1Samuel o único lugar em toda a Sagrada Escritura em que a expressão joanina aparece. Em 1Samuel, há um contexto de realeza, quando Yhwh revela ao profeta que Saul é o homem escolhido para ser o primeiro rei de Israel e a apresentação ocorre com a expressão “Eis o homem”. O contexto régio também perpassa todo o relato do julgamento de Jesus diante de Pilatos, quando Jesus é investigado como rei, coroado e vestido como tal e apresentado como rei aos judeus para ser aclamado. Entretanto, quando se esperaria, em Jo 19,5, que Jesus fosse apresentado com a expressão “Eis o vosso rei” (íde ho basileús humōn) de Jo 19,14, Pilatos o faz com a fórmula “Eis o homem”, de tal modo que este idoù ho ánthrōpos só tem sentido de estar ali porque é uma citação de 1Sm 9,17. Com isso, nesta obra também se demonstra que o relato da Paixão apresenta Jesus como o Rei de Israel, uma vez que ele foi rejeitado como Rei dos judeus. Enquanto Rei de Israel, Jesus reúne em torno de si o novo Israel de Deus, composto por aqueles que creem em Jesus, pelos que ouvem a sua voz e pelos que acolhem a sua revelação.

Impresso
R$ 46,97

Ebook (PDF)
R$ 25,19

Tema: Bíblia, Teologia, Religião Palavras-chave: 1samuel, antigo, eis, homem, joão, novo, testamento

Características

Número de páginas: 164
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.