Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Poesia Divinatória de Ifá

Por: Wande Abimbola

Ifá é um importante sistema divinatório encontrado em muitas culturas da África Ocidental. No território iorubá, onde Ifá é uma divindade muito importante, este fascinante sistema divinatório foi intimamente identificado com a história, mitologia, religião e medicina popular do povo iorubá. Os iorubás têm Ifá como um repositório das suas crenças e valores morais. O sistema divinatório de Ifá e os extensivos cânticos poéticos a ele associados são usados pelos iorubás para validar importantes aspectos da sua cultura. A divinação de Ifá é, portanto, praticada pelos iorubás durante todos os seus importantes ritos de passagem, tais como cerimônia de dar o nome, casamentos, funerais, e quando dão posse aos reis. Para a sociedade tradicional iorubá, a autoridade de Ifá permeia todos os aspectos da vida porque eles o consideram como a voz das divindades e a sabedoria dos ancestrais. Este trabalho apresenta sessenta e quatro poemas dos dezesseis Odù principais (categorias) do corpo literário de Ifá. O trabalho tem duas partes. A primeira parte é a introdução que cobre a mitologia de Ifá, seus instrumentos de divinação, o treinamento dos sacerdotes, o processo de divinação de Ifá, e uma avalição da posição desta divindade em seu sistema elaborado de divinação entre o povo iorubá.

A introdução também trata da significação dos Odù como o mais importante ponto de referência dentro do corpus de Ifá como um todo. A última seção da introdução apresenta uma análise estrutural, estilística e temática da poesia divinatória de Ifá. A segunda parte do trabalho é uma apresentação de material textual. Um total de sessenta e quatro poemas de Ifá é apresentado em sua versão original iorubá e sua tradução para o português. Quatro poemas de cada um dos dezesseis Odù principais são apresentados. Cada poema na versão em português é provido de um título que resume o assunto focalizado.

A tradução para o português é também acompanhada de notas adequadas destinadas a elucidar detalhes linguísticos e culturais não englobados pelo texto traduzido. Este livro é projetado para ir ao encontro dos leitores em geral como também do especialista que deseja informar-se da riqueza da poesia oral africana. O leitor verá desde a introdução como os iorubás atentaram para usar o gênero poético com veículo para preservação e desenvolvimento de sua cultura. O sistema divinatório de Ifá e sua fantástica coleção de cânticos poéticos mostram claramente a ingenuidade das pessoas não letradas para

desenvolver, preservar, e difundir os ingredientes de sua própria cultura, mesmo sem conhecer a arte da escrita.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 79,63

Tema: Estudo De Magia, Espiritualidade, Adivinhação, Religião, Corpo, Mente E Espírito, Ciências da Religião Palavras-chave: candomblé, ifá, orixá, orunmila, umbanda

Características

Número de páginas: 190
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9798468453568
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.