Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Carnaval na Terra do Divino

Esta página foi vista 46 vezes desde 06/09/2021

Por: Nélia Cristina Pinheiro Finotti

Esta obra tem como objetivo analisar quais representações culturais e estéticas das vestimentas identitárias foram construídas pelo Grupo Teatral Desencanto de Trindade, Goiás, nos eventos de Carnaval de Rua, entre os anos de 1987 a 2019. A metodologia utilizada foi bibliográfica descritiva e estudo de caso de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de observações registradas em caderno de campo, entrevistas semiestruturadas e questionários mistos para responder à indagação: quais representações culturais e estéticas das vestimentas identitárias foram construídas pelo Grupo Teatral Desencanto de Trindade, Goiás, nos eventos Carnaval de Rua e Caminhada de Fé entre os anos de 2018 e 2019? Durante a pesquisa, com base teórica em Barthes (2005, 2009), Eco (2007, 2010, 2018), Da Mata (1986, 1997), Hall (2019), Viana (2012, 2014, 2018) e Pavis (2015, 2017), foram analisadas as vestimentas como objeto de transformação cultural do grupo, pois durante os trinta anos de atuação, tanto nos eventos do Carnaval de Rua como da Caminhada de Fé, há uma identidade por eles construída que transita entre a arte, a cultura regional e a estética religiosa da referida cidade. Ainda é oportuno afirmar que o Desencanto tem sua base na religiosidade local, mesmo havendo uma discrepância entre o grupo e essa religiosidade, mas não se pode negar esta relação intrínseca entre as partes. Com base nos dados, pode-se concluir que o grupo tem em sua formação uma identidade cultural e regional que é representada por meio de suas vestimentas e representações artísticas.

Vários relatos de estruturação cultural que evoluíram durante os trinta anos de atuação do Desencanto fazem parte da construção desta obra. Aqui, pretendeu-se promover o registro e o acúmulo dos acontecimentos cotidianos, da história, dos costumes, da própria cultura e dos saberes empíricos, os quais foram construídos nesses trinta anos de existência.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 113,30

Ebook (epub)
R$ 105,91

Tema: Turismo, Educação, Artes e Entretenimento Palavras-chave: alegoria, carnaval, divino, moda

Características

Número de páginas: 239
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-65-995907-1-9
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.