Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

NA BEIRA DO CAIS

Por: JOSÉ REZENDE MENDONÇA

SINOPSE

“Se você apagasse todos seus erros do passado,

você apagaria toda a sabedoria do seu presente”

Autor Desconhecido

A finalidade principal com a elaboração deste livro, é mostrar na linha do tempo, sobre praticamente tudo que ocorrera no Cais do Porto do Cacau, e o seu entorno. São recordações da infância a sênior, que envolvem a misteriosa Baía do Pontal, na cidade de Ilhéus. Que é tão antiga quanto, a criação das Capitanias Hereditárias, em registros históricos, relatos individuais e pesquisas faladas ou orais.

Os primeiros registros, dão conta do Rio dos Ilhéos, hoje Rio Cachoeira, o principal formador desta baía; e os rios Santana, Fundão (Itacanoeira); Ilha do Frade e o Canal do Jacaré.

A história mais importante do Cais do Porto do Cacau, na Baía do Pontal, na cidade de Ilhéus/Bahia, começa com a expansão da lavoura do cacau, no início do século XX, (1910) com a necessidade da instalação de um ancoradouro fluvial na foz do Rio Cachoeira. Em 1911 foi firmado um contrato entre o governo federal e o senhor Bento Berilo de Oliveira, para a construção de uma ponte e um cais. Finalmente, em 17 de maio de 1920, numa parceria entre o município e a iniciativa privada, foram realizadas obras que transformaram o antigo ancoradouro no primeiro porto de Ilhéus. Começa então, a partir daí, o progresso com o crescimento da cidade de Ilhéus e toda região do cacau, entre coronéis, cacau, chocolate, estrada de ferro, violência, lazer, cassino e mulheres.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 53,78

Ebook (epub)
R$ 35,95

Características

Número de páginas: 335
Edição: 1(2021)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9798750754441
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.



Personalizar acabamento
Para comprar cópias com opções de acabamento diferentes entre si, é necessário adicionar uma versão de cada vez ao carrinho.

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.